O Orfeão de Abrantes esteve, entre os dias 14 e 19 de julho na Hungria, a convite do Coro Székely Mihály, da cidade de Jászberény, no âmbito do Intercâmbio Cultural iniciado há 24 anos pelos maestros dos respetivos Grupos Corais, Rui Martins Picado e CsNagyné Marta Turi.
Durante a estádia, o Orfeão de Abrantes, sobre a atual direção da responsabilidade do maestro Tiago Alexandre Vitoria Rodrigues, participou, no dia 15, na missa da Igreja Matriz de Jászberény e, nesse mesmo dia realizou em conjunto com o coro anfitrião, no salão de conferências Dèryné, um concerto que comemorava o 40º aniversário daquele Grupo Coral húngaro, atualmente dirigido pela maestrina Vlaszati Erica.
O Orfeão de Abrantes, foi recebido por público entusiasta, que encheu por completo o salão, e fez as delícias dos presentes com os seus momentos musicais. Para além dos concertos individuais, foram executadas três peças musicais conjuntas, acompanhadas por jovens músicos de Jászberény e pela pianista Tunde Farkasné Szõke que já tinha estado em Abrantes aquando da estadia do Coro húngaro, em 2016.
No final, foram trocadas lembranças que ficarão nos espólios das Instituições, a Associação do Orfeão de Abrantes e a Fundação de Educação Geral Székely Mihály.
Ainda na região de Jász, no dia 18 de julho, mais precisamente em Jásfényszaru, numa cidade a cerca de 60 Km de Jaszbéreny, o Orfeão de Abrantes teve oportunidade de ser recebido na igreja de Todos-os-Santos pela respetiva presidente de Câmara. O momento, num concerto exclusivamente da responsabilidade do coro português, e transmitido em direto pela televisão local, foi marcado por vários os momentos musicais.
No final do concerto, tanto o maestro Tiago Rodrigues como a presidente do Orfeão, Elisabete Pereira, foram cumprimentados e felicitados individualmente por todos.
O Orfeão de Abrantes completará 90 anos de existência em janeiro de 2019.