O concurso de pintura «À Descoberta do Mestre» surge de uma intenção do Município de Sardoal de potenciar e valorizar o património artístico. “Temos um conjunto de tábuas que são associadas ao Mestre de Sardoal, Manuel Vicente e Vicente Gil, da escola de Coimbra, e foi nossa intenção desde o início valorizar este património artístico. Esta escola, que veio a denominar-se «Mestre de Sardoal» é relevante porque marca a transição do estilo gótico para o estilo renascentista, portanto, há aqui algo de inovador que também queremos transpor para o Concurso”, disse Pedro Rosa, vereador da Câmara Municipal.
O Concurso, que vai para a sua 2ª edição, foi pensado “numa perspetiva bienal para facilitar o processo criativo dos artistas, que sabemos que não é algo imediato. Como as Festas de Sardoal também é um dos momentos mais altos em termos de afluência de público, fazia sentido ter o concurso nesta altura”, explica o edil.
Quanto à participação, Pedro Rosa reconhece que “esta edição foi muito mais concorrida”. “Tivemos 61 inscritos e recebemos 65 obras, pois demos abertura para que os artistas pudessem entregar mais do que uma obra, o que veio a acontecer em alguns casos”. O vereador adiantou que “os participantes chegam de todo país e ilhas, como é o caso de uma participação vinda dos Açores”.
Já no quis respeito às obras recebidas para esta edição, Pedro Rosa considera que “temos trabalho com uma qualidade técnica muito boa (…) e encontramos trabalhos com linguagens mais contemporâneas, muito mais conceptuais, sendo que o tema deste concurso é a Fé”.
“Nota-se uma evolução relativamente à primeira edição e também a utilização de outros materiais, sendo que o uso do óleo, do acrílico e da aguarela são sempre presenças assíduas”, acrescenta.
O júri vai ser composto pelos artistas plásticos Engrácia Cardoso e Ricardo Triães, bem como por Laura Afonso, viúva do pintor Nadir Afonso.
A presença dos artistas a concurso é um dos objetivos do Município pois, como considera Pedro Rosa, “queremos que as pessoas venham a Sardoal, que conheçam as tábuas do Mestre e que vejam ao vivo toda esta riqueza que nós temos. Queremos que o Concurso ganhe pernas e que ganhe aceitação por parte dos artistas”.
O II concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, promovido pelo Município de Sardoal, resulta agora numa exposição coletiva que estará patente no Centro Cultural Gil Vicente, entre 22 de setembro e 25 de novembro.
A cerimónia de divulgação dos vencedores e a entrega dos prémios acontece no dia 24 de setembro, pelas 18h00, no Centro Cultural Gil Vicente.
Das 83 obras apresentadas pelos 45 participantes, oriundos de todo o país e ilhas, o júri do concurso selecionou 30 trabalhos que compõem a referida exposição.
Patricia Seixas