A Semana Santa do Sardoal, a decorrer até domingo, é motivada pela fé, mas ao programa religioso dos próximos dias juntam-se iniciativas ligadas ao lazer e à cultura que duram semanas.
Esta quinta-feira, dia 13 de abril, o executivo camarário convidou um conjunto de convidados para visitar algumas capelas e igrejas da vila. No total são cerca de 20 capelas, espalhadas pelo concelho, que este ano apresentam tapetes de flores disponíveis à visitação.
O Município de Sardoal disponibiliza ao longo destes dias transporte para quem quiser fazer o circuito fora da vila. A saída está marcada para as 14h30 do Centro Cultural Gil Vicente.
Miguel Borges, presidente da CM de Sardoal, explica que a Semana Santa resulta do envolvimento de “toda a população, em geral, se envolve mas, particularmente, aqueles que desenvolvem os tapetes de flores nas capelas. O que era tradição era nas igrejas e capelas da vila mas, há três anos a esta parte, nós lançámos o desafio a todo o concelho e todas as capelas das freguesias também são agora enfeitadas com tapetes de flores”.
“Claro que tudo gira em volta da essência da religiosidade mas depois temos também a Filarmónica, que tem um papel fundamental, a Fábrica da Igreja, as diferentes Irmandades, o GETAS e a população que sabe muito bem receber e se empenha com orgulho naquilo que é o seu conhecimento e a sua forma de ser. É de um empenho enorme de todos os sardoalenses”, fez notar.
Miguel Borges, presidente da CM e João Soares, técnico superior
No que diz respeito ao programa complementar, "A Paixão de Cristo" regressa pelo sexto ano consecutivo ao centro histórico do Sardoal na tarde de sábado com a recriação do percurso de Jesus Cristo até ao Calvário através de dezenas de figurantes, uma produção teatral do GETAS - Centro Cultural, que tem início às 16h00, e que parte da Praça da República, terminando no largo do Convento de Santa Maria da Caridade.
A programação complementar das celebrações pascais continua no sábado, dia 22, com o Concerto de Páscoa na Igreja Matriz de Sardoal, marcado para as 21:30 e, a partir dessa data continua a ser possível visitar duas exposições no Centro Cultural Gil Vicente. O "Projeto Capela 2017", patente até 30 de abril no espaço Cá da Terra, e a mostra "Laudamus Te" podem ser visitadas no foyer até 04 de junho.