16:22 - Os Serviços Municipalizados de Abrantes estão a informar que devido "ao incidente de hoje, dia 28 de abril, na rede elétrica poderá originar interrupções no fornecimento de água.
Estão a ser desenvolvidas todas as diligências no sentido de minimizar os impactos que poderão ocorrer desta situação."
Os Serviços Municipalizados de Abrantes estão a apelar à moderação no consumo de água.
16:30 – Em declarações à Antena Livre, Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, referiu que existiram alguns constrangimentos, principalmente no abastecimento de água em alguns pontos do concelho. A esta hora, 16:00, a eletricidade estava a ser reposta nalguns pontos do concelho e da cidade.
O presidente da Câmara de Abrantes indicou que houve uma grande preocupação com serviços essenciais, de saúde e em relação às Instituições Particulares de Solidariedade Social. Há necessidade de olhar novamente para os planos de emergência, agora após uma situação real e que pode mesmo acontecer: um apagão geral.
Manuel Jorge Valamatos indicou que a ULS Médio Tejo e os Bombeiros de Abrantes têm autonomia para cerca de três dias, mas que é preciso agora avaliar as necessidades de planeamento.
16:15 - Uma parte da cidade de Abrantes e algumas freguesias já têm eletricidade. A reposição está a começar a ser feita gradualmente, depois da entrada em funcionamento da Barragem do Castelo de Bode.
16:11 - Na sequência da falha de rede elétrica que está a afetar o País, o Município de Vila de Rei “vem aconselhar a população a manter a calma”. Apela também “ao uso consciente da água, de modo a garantir o bom desempenho da rede de abastecimento. Apelamos igualmente à moderação no uso de equipamentos e dispositivos móveis, salvaguardando a sua utilização para eventuais situações de emergência”.
No dia de amanhã, 29 de Abril, o Agrupamento de Escolas, desde a Creche ao Ensino Secundário, estará encerrado, visto não haver possibilidade de confecionar as refeições escolares.
A equipa de Proteção Civil do Município “encontra-se já no terreno, disposta a prestar qualquer auxílio necessário, bem como a acompanhar de perto as IPSSs e os casos que inspiram mais cuidados. Recomendamos o acompanhamento da situação junto das entidades governamentais ou de emergência”, avança o Município.
15:57 - O Município de Vila Nova da Barquinha informa que “é expectável que dentro de algumas horas haja falhas no abastecimento de água” e que “os edifícios sob gestão do Município (escolas, equipamentos desportivos e culturais, serviços municipais, espaços empresariais) ficarão encerrados durante o dia de hoje, até indicação contrária”.
Adianta ainda que a “situação está a ser acompanhada de perto e apelamos à tranquilidade e à colaboração de todos”.
Na sequência da falha de rede elétrica que está a afetar o País, o Município de Vila de Rei “vem aconselhar a população a manter a calma”.
Apela também “ao uso consciente da água, de modo a garantir o bom desempenho da rede de abastecimento. Apelamos igualmente à moderação no uso de equipamentos e dispositivos móveis, salvaguardando a sua utilização para eventuais situações de emergência”.
No dia de amanhã, 29 de Abril, o Agrupamento de Escolas, desde a Creche ao Ensino Secundário, estará encerrado, visto não haver possibilidade de confecionar as refeições escolares.
A equipa de Proteção Civil do Município “encontra-se já no terreno, disposta a prestar qualquer auxílio necessário, bem como a acompanhar de perto as IPSSs e os casos que inspiram mais cuidados. Recomendamos o acompanhamento da situação junto das entidades governamentais ou de emergência”, avança o Município.
15:54 - Nas redes sociais alguns utilizadores estão a referir o regresso da eletricidade (Abrantes, Mouriscas)
15:45 - O Município de Constância informa a população que devido ao "apagão" geral no país e na Europa, a rede de abastecimento geral de água encontra-se afetada nomeadamente na Zona de Vale de Mestre, com perda de pressão de água.
"Estamos a acompanhar a situação e informaremos quando a mesma estiver regularizada. Alheios a esta situação, mas conscientes dos incómodos causados, apelamos à melhor compreensão de todos", avança o Município.
14:50 – Intermarché de Abrantes tem filas no posto de abastecimento de combustíveis. Administração revelou ter a loja a funcionar normalmente e vai ter as bombas de combustível a trabalhar até chegar à situação de reserva estratégica.
14:45 – ULS Médio Tejo comunica situação na sua rede social: “Informamos os utentes da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) que as três unidades hospitalares – Abrantes, Tomar e Torres Novas – estão em funcionamento com recurso à ativação de três geradores de energia.
Estes sistemas garantem a prestação de cuidados de saúde e a continuidade de serviços essenciais, mas podem levar a condicionamentos de alguns atos ou serviços.
O plano de contingência da ULS Médio Tejo está ativado e garantido o abastecimento contínuo de energia a todas as unidades hospitalares. Esta resposta rápida assegurou o funcionamento ininterrupto de todos os sistemas de suporte de vida, equipamentos médicos e áreas críticas de atendimento.
Reforçamos que, neste momento, nenhuma vida está em risco nas unidades hospitalares da ULS Médio Tejo. As equipas clínicas e estão a assegurar a prestação de cuidados de saúde emergentes à população.
14:45 – EPDRA teve de alugar um gerador para fazer face às situações de alimentação de animais. Preocupação pelos alunos que estão no internato e há necessidade de garantir as suas condições básicas.
14:30 – Situação normal nos Bombeiros de Abrantes sem chamadas para qualquer ocorrência.
14 horas – ULS Médio Tejo com situação de doentes emergentes e urgentes em funcionamento normal, com recurso a três geradores. Pode haver constrangimentos noutros serviços.
13 horas – Foi cancelada uma cerimónia prevista para as 15 horas na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes que contava com a presença do Ministro da Educação e com o Secretário de Estado da Agricultura.