O cenário medieval do Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, está a acolher a segunda edição da “Festa Templária Almourol”, este fim-de-semana.
À semelhança das edições anteriores, a iniciativa pretende recriar o ambiente vivido pelos templários na Idade Média, desde a alimentação, com a realização de um Festival de Cozinha Medieval, passando pelas armas, com demonstrações de esgrima da época, à indumentária, com várias figuras a pulular pela margem e ilha do castelo. Danças medievais, milícias templárias, dramatizações e feira de artesanato compõem o programa que promete fazer recuar no tempo os visitantes.
Esta noite é esperada uma teatralização intitulada “Vida na Taberna (21:00), um desfile de personagens históricas (22:00), espetáculos de danças da realeza e de fogo (23:30).
Amanhã, o programa inicia-se com um percurso pedestre (8:00), seguindo-se uma visita guiada por Gualdim Pais ao Castelo (10:30), danças do povo (15:00), lavadeiras (16:30) e teatro “Lenda do Almourol” (17:00). Em permanência haverá um acampamento civil, acampamento militar, ateliers de ofícios e personagens deambulantes.
A Festa Templária é uma organização do Município em parceria com a ADIRN.