O ARTEJO, projeto artístico com a comunidade, promovido em parceria com a Fundação EDP e a Câmara Municipal, começa a ser visível pelo concelho de Vila Nova da Barquinha. Uma nova intervenção, num posto de transformação em Atalaia, do artista Vhils, já pode ser apreciada.
Segundo a informação do Município, a intervenção artística é uma homenagem aos oleiros da aldeia de Atalaia e às técnicas artesanais que utilizavam. Hoje em dia estas referências já desapareceram quase todas, e este mural é um testemunho a uma indústria que deixou um marco profundo nesta região.
A figura esculpida é baseada numa fotografia de Pérsio Basso, fotógrafo da CM de Vila Nova da Barquinha e retrata João Caetano, um dos últimos oleiros de Atalaia, a moldar barro na sua roda manual.
O ARTEJO tem como objetivo central usar a arte como instrumento de inclusão social, levando-a para locais onde ainda não chegou. Pretende envolver a população em novas experiências culturais e desenvolver comunidades locais através de intervenções artísticas no espaço público, pode ler-se na mesma informação.
Esta iniciativa vai ainda desenvolver mais nove intervenções no concelho, distribuídas por quatro freguesias.
Fotos © Pérsio Basso & Alexander Silva