A Exposição “Voo, uma Exposição que cai bem” vai ser inaugurada no dia 5 de julho, pelas 15h00, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
A itinerância da exposição no Médio Tejo terá início no mês de julho, sendo que Constância vai ser o primeiro Município a acolher a iniciativa.
A exposição é composta por quatro módulos dedicados ao tema do Voo com interações mecânicas e digitais e legendas explicativas. Cada módulo interativo (1. Contextualização & avaliação; 2. Descolar, 3. Voar; 4. Aterrar) permite ao visitante ficar a conhecer conceitos e fenómenos relacionados com a ciência e a tecnologia associadas ao voo.
A iniciativa, destinada ao público escolar e às famílias, com foco nos conteúdos curriculares/aprendizagens essenciais ao nível do 9º ano de escolaridade, estará disponível para as escolas, bibliotecas e para outras instituições.
Entre os vários objetivos, pretende-se que esta exposição, sobre o voo, permita a exploração de conteúdos curriculares de modo contextualizado e interdisciplinar, com recurso a metodologias ativas, motivadoras e facilitadoras da compreensão da sua utilidade no dia-a-dia, com foco na literacia científica e na sensibilização da comunidade para a ciência, num ambiente não formal de educação em ciências.
A iniciativa surge integrada no Eixo três “Experimenta + Ciência” - Programa Intermunicipal de Promoção da Ciência - do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME), promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.