“Voo, uma Exposição que cai bem” foi inaugurada no dia 5 de julho no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME).
O momento, que contou com a presença de diversas individualidades e com um grupo de crianças do Agrupamento de Escolas de Constância, demonstrou a importância da cultura científica e da aprendizagem do ensino experimental.
O presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, aproveitou o momento de inauguração para agradecer a iniciativa da CIM do Médio Tejo bem como a envolvência dos três Centros de Ciência Viva da região e das escolas. O autarca referiu que foi "com gosto" que o seu concelho acolheu a exposição num espaço “que é um cartão de visita do concelho e que agora tem mais uma razão para que todos venham até ele”.
Já o secretário executivo da CIM do Médio Tejo, Miguel Pombeiro, numa referência ao PEDIME, explicou que a exposição se “insere num projeto intermunicipal e estratégico na área da Educação (…) que tem vários eixos e que reúne 96 medidas. Uma das medidas está hoje aqui a ser inaugurada”.
Secretário executivo da CIM do Médio Tejo (esquerda) e Presidente do Município de Constância (direita)
Miguel Pombeiro afirmou que “um dos eixos mais relevantes é o ensino experimental e o incremento da cultura científica quer na comunidade quer na própria escola” e deu conta que na segunda fase do PEDIME esta aposta é para continuar.
Perante os olhares atentos dos presentes, coube a Máximo Ferreira, diretor do Centro de Ciência Viva de Constância, explicar o funcionamento da exposição e a forma como as crianças e os diversos visitantes podem interagir com ela.
O diretor referiu que a exposição é composta por quatro módulos dedicados ao tema do Voo com interações mecânicas e digitais e legendas explicativas. Cada módulo interativo (1. Contextualização & avaliação; 2. Descolar; 3. Voar; 4. Aterrar) permite ao visitante ficar a conhecer conceitos e fenómenos relacionados com a ciência e a tecnologia associadas ao voo.
Em nota de imprensa, a CIMT explica que, entre os vários objetivos, pretende-se que esta exposição sobre o voo permita a exploração de conteúdos curriculares de modo contextualizado e interdisciplinar, com recurso a metodologias ativas, motivadoras e facilitadoras da compreensão da sua utilidade no dia-a-dia, com foco na literacia científica e na sensibilização da comunidade para a ciência, num ambiente não formal de educação em ciências.
A exposição, que surge integrada no Eixo três “Experimenta + Ciência”, do PEDIME, vai estar em itinerância pelo Médio Tejo, sendo o concelho de Constância o primeiro a acolher a iniciativa.
A iniciativa, destinada ao público escolar e às famílias, com foco nos conteúdos curriculares/aprendizagens essenciais ao nível do 9º ano de escolaridade, é promovida pela CIM do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.
O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.