O futebol feminino está, ainda que lentamente, a ganhar terreno em Portugal, país com uma longa história e tradição associada ao futebol. Esta problemática não passa de uma mera questão cultural porque nos países nórdicos existe uma mentalidade completamente diferente quando comparada com o sul da Europa. A norte, existe uma cultura em que tanto homens como mulheres têm muito melhor acesso à actividade física, nomeadamente aos desportos coletivos.
Em Portugal, no respeitante ao distrito de Santarém, já há a preocupação de tentar criar equipas com o fim de se fazer campeonatos a nível distrital. Neste momento, existem três equipas, com o Ouriense a disputar o Campeonato Nacional, Pego e Salvaterrense o Campeonato Nacional de Promoção de futebol feminino.
A Casa do Povo do Pego teve no seu primeiro ano momentos riquíssimos de aprendizagem quer por parte da sua equipa técnica como dos seus dirigentes. Esta formação do concelho de Abrantes quer quebrar determinados preconceitos que, infelizmente, ainda perduram, pois em Portugal o futebol masculino continua a ser o desporto rei. Com o intuito de quebrar esse tabú, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a desenvolver um projeto nacional denominado Girls Challenge (GC), destinado a meninas do primeiro ciclo do ensino básico.
Este projecto tem como objectivo a promoção e dinamização do futebol feminino em Portugal e a Associação de Futebol de Santarém (AFS) e a Câmara Municipal de Almeirim (CMA) juntaram-se ao mesmo. No dia 21 de abril de 2017, realizou-se no Estádio Municipal D. Manuel de Mello em Almeirim, sob a égide da AFS, com o apoio logístico da CMA e a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho de Almeirim, a etapa regional do GC.
Esta acção visa dar oportunidades de poderem praticar futebol num contexto em que as componentes lúdicas e sérias coabitam e aproximar o desporto escolar do processo federativo. A GC vai passar por cada um dos dezoito distritos de Portugal Continental, com Almeirim a ser o palco da festa do evento, escolhido pela FPF no distrito de Santarém.
A AFS levou a efeito também uma concentração de meninas da região norte do distrito de Santarém nascidas em 2004, 2005 e 2006 no dia 19 abril de 2017 no Campo Municipal nº3 em Rossio ao Sul do Tejo. A realização destas concentrações tem como desafio arranjar clubes que apostem nesta modalidade com o fim de se criar competições para as meninas. A realização destes eventos tem como objectivo aumentar o número de praticantes de futebol feminino para que a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da modalidade possa ter pernas para andar, destacando-se assim a realização do dia do futebol feminino que culmina na festa do mesmo.
A modalidade futebol tem por hábito utilizar uma frase que é usada com muita frequência com conotação pejorativa “de que pareces uma menina a jogar”, o que daqui para a frente poderá passar a ser um elogio. São estes pequenos passos que contribuirão muito para o desenvolvimento do futebol feminino e acredito que a mulher irá conquistar o seu espaço com competência e determinação.
Carlos Serrano
Crédito:Desporto em Abrantes