São 3 quilómetros de um percurso renovado e com novidades, 10 zonas de obstáculos, duas a atravessar linhas de água, e há a previsão de 30 equipas participantes. É assim a apresentação da edição 2023 do TRIAL 4x4 de Mação.
Esta vai ser a segunda prova do campeonato nacional da modalidade num renovado circuito de cerca de 3 quilómetros e a realizar nos dias 15 e 16 de abril. E começa por aqui, pela data, uma das alterações, já que a organização espera entre 2 a 3 mil expetadores depois de no ano passado as coisas não terem corrido como seria de esperar. “Em julho estavam 44 graus e isso afastou muitas pessoas, por isso este ano a data cria a perspetiva de termos muitas pessoas a virem até Mação”, indicou Sérgio Santos, vice-presidente do MAC TT, Clube TT de Mação.
A 2.ª Prova do Campeonato Portugal Trial 4x4 tem uma organização da Associação MAC TT – Clube TT de Mação, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mação. Vai, mais uma vez, realizar-se no local habitual, junto à Escola Fixa de Trânsito, na entrada sul de Mação, em espaço disponibilizado pela autarquia para a prova.
Sérgio Santos, MAC TT
E desde logo, no lançamento da prova deste ano, Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, expressou o apoio dado a um dos maiores eventos do concelho de Mação. Mas, realçou, que esta prova só consegue realizar-se com a organização e o empenho do clube MACTT que “consegue envolver muitas pessoas na organização assim como outros clubes.”
A Câmara tem apoiado esta iniciativa, tal como outras, mas há aqui uma componente que tem a ver com o facto de ser uma prova de âmbito nacional.
Vasco Estrela, presidente CM Mação
Além das alterações e adaptações do circuito, o MAC TT de 2023 tem uma vez mais especial preocupação com a segurança da prova e do público, aumentando as zonas de restauração cobertas e aumentando os locais para o público assistir à prova em segurança. De notar que de acordo com a organização todas as zonas de espetáculo estarão devidamente identificados, pelo que não haverá dificuldades em chagar aos pontos mais procurados pelos adeptos desta modalidade.
Este ano haverá ainda uma terceira tenda de onde será possível assistir de zona privilegiada ao espetáculo dos triais: 7 (subida de rocha), 8 (cruzamento de eixos) e 9 (subida de pedras).
Sérgio Santos, MAC TT
De notar que os bilhetes para a prova estarão em pré-venda exclusivamente online entre os dias 5 e 10 de abril no site www.mactt.pt, com um valor de 6. Os bilhetes também podem ser adquiridos no próprio dia por 8 €.
Este ano a organização promove ainda a entrada livre e gratuita para todas as pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadoras de deficiência.
MAC TT social com o CRIA
Este ano a prova de Mação tem uma outra componente, social. Foi feita uma parceria com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) unidade de Mação e que aponta a uma preocupação crescente relativamente à inclusão social.
A ideia é envolver os utentes da instituição na organização, tornando-a, desta forma, acessível a todos. E aquilo que se perspetiva é que no dia 15 haja um codriver nas viaturas de competição para os utentes do CRIA. Ou seja os utentes vão estar sentados ao lado dos pilotos entre o local das verificações técnicas e o parque fechado das viaturas.
Haverá ainda a criação de um local reservado para que pessoas com mobilidade reduzida possam assistir à prova. E estas pessoas terão ainda direito a uma T-Shirt da prova.
Sérgio Santos, MAC TT
Vítor Moura, presidente da direção do CRIA deixou a primeira nota que a instituição está, fisicamente, há um ano e meio e “haverá orgulho em ter cá (Mação) a instituição.” Depois acrescentou que “os meninos do CRIA estão a tratar da capacitação e inclusão na sociedade”, daí que estas parcerias sejam muito importantes, tal como outras que existem com a autarquia e com a Misericórdia de Mação.
Vítor Moura, presidente da direção do CRIA
E nesta prova os utentes vão ter oportunidade de participar numa outra área, como seja o desporto motorizado.
MAC TT é Eco Evento com presença da Valnor
O MAC TT celebrou também, este ano, um acordo de colaboração com a VALNOR, empresa que gere os resíduos sólidos urbanos do concelho, com o objetivo de tornar a 2ª Etapa do Campeonato Portugal Trial 4x4 um Eco Evento. O acordo foi formalizado entre Sandra Pedrogam, da Valnor, e Rui Marques, presidente do MAC TT.
E como Eco Evento a prova de Mação terá incentivo à utilização de copos de plástico reutilizáveis por um valor simbólico de 1 euro. Mas para lá da componente ambiental de redução de desperdícios (plásticos) esta verba será posteriormente canalizada para a compra de 1 árvore.
Sérgio Santos explicou que no final do evento e após a contabilização da totalidade dos copos vendidos, o patrocinador FORESMAD – GESTÃO FLORESTAL, irá oferecer igual número de árvores para plantar, ou seja, serão plantadas o dobro de árvores em relação ao número de copos vendidos durante o 8.º TRIAL de Mação.
Sérgio Santos, MAC TT
Já o material reciclado recolhido durante a prova será entregue à VALNOR, que irá entregar o valor monetário correspondente ao organizador do evento. E ficou já anunciado pelo MAC TT que esse montante será doado ao CRIA, para aquisição de material didático para os utentes da instituição.
Sérgio Santos, MAC TT
Sandra Pedrogam, da Valnor, revelou que haverá a aposta da promoção da aquisição dos copos reutilizáveis. O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos produzidos.
Depois apontou outras medidas. Todo o recinto terá ecopontos de 120 litros para separação do papel plástico e vidro. “Mesmo sabendo que haverá pouco vidro, à exceção do bar, vamos colocar os ecopontos por todo o recinto.”
Indicou ainda que no dia da prova, 16 de abril, “teremos grupos de promotoras para sensibilização para a redução dos resíduos e estamos disponíveis para fazer ações de formação ou ações de sensibilização quer junto dos voluntários, quer junto de outras associações.”
Sandra Pedrogam, Valnor
De notar que a prova tem a organização do MAC TT com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. A Câmara Municipal de Mação, reconhecendo o grande dinamismo da Associação MAC TT – Clube TT de Mação associa-se a esta iniciativa, disponibilizando não só recursos humanos, como apoio monetário e logístico.
E nos dias 15 e 16 de abril são esperadas 2 a 3 mil espetadores e cerca de três dezenas de equipas com as viaturas preparadas para todos os desafios, alguns só ultrapassados com guinchos e cabos de aço, para além de provocarem muita adrenalina.
Galeria de Imagens