O Cineteatro S. Pedro, em Abrantes, é, em definitivo, do Município de Abrantes. O presidente da Câmara de Abrantes anunciou na reunião de dia 17 de dezembro do Executivo Municipal, que já foram pagas todas as tranches acordadas com a Iniciativas de Abrantes.
Manuel Jorge Valamatos informou que, “na semana passada, o Município pagou à Sociedade Iniciativas de Abrantes as duas últimas tranches”, no valor de 66.500 euros cada. Tratava-se da 6.ª e a 7.ª tranches, sendo que “esta última prevista no acordo de pagamento para liquidar apenas em janeiro de 2026”. Contudo, segundo o autarca, “por questões de gestão financeira, optámos por antecipar para já o seu pagamento”.
Com este pagamento antecipado, “significa dizer que, definitivamente, o Cineteatro São Pedro é propriedade municipal e muito em breve será devolvido à comunidade abrantina, após profundas obras de requalificação e ampliação e que será garantidamente um fator de orgulho para todos”, acrescentou Manuel Jorge Valamatos.
Ainda na reunião de Câmara, o presidente também informou que “recentemente, a Câmara Municipal foi notificada da aprovação da candidatura ‘Cineteatro S. Pedro – 2ª Fase’, no âmbito do Aviso Convite do Programa CENTRO 2030 (ITI)”. Representa um investimento total de 1.730.355,11 euros, e um investimento elegível de 1.448.289,73 euros. A comparticipação através do programa FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, será de 1.231.046,27 euros e a comparticipação do Município de Abrantes será de 499.308,84 euros.
Foto: Município de Abrantes