Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Torneio Internacional de Iniciados está de regresso e vai disputar-se de 11 a 13 de agosto

25/07/2023 às 16:59

Este ano, na 15.ª edição, participam no Torneio Internacional de Iniciados, em Abrantes, as equipas do Deportivo da Coruña, o Futebol Clube do Porto, o Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, o Vitória de Guimarães e a Seleção Concelhia.

Para patrono do torneio, este ano a escolha recaiu no ex-internacional português e jogador do FC Porto e do Deportivo da Coruña, Jorge Andrade.

Durante a apresentação do Torneio Internacional de Iniciados, que teve lugar esta segunda-feira, na Cidade Desportiva de Abrantes, Jorge Andrade disse que “adoro ser patrono, adoro conviver, adoro chatear as pessoas, adoro dar beijinhos, adoro dar abraços”. Questionado pela Antena Livre se está preparado para assumir essa responsabilidade, Jorge Andrade respondeu com o bom humor que o caracteriza: “eu gostava de fazer disso uma profissão”.

Para o antigo futebolista, “é uma experiência espetacular e é um orgulho ser exemplo para outros meninos” por também ele saber “a dificuldades que é nestas idades, ainda mais com tanta coisa que está sempre a assediar os meninos para fazer”.

Para os pais, é uma felicidade “que os meninos façam desporto, que saiam de casa de frente dos computadores e outras coisas”. Outra das dificuldades desta idade, segundo Jorge Andrade, “é o conciliar o estudo com o desporto mas está provado que é muito fácil e os melhores atletas, normalmente, são os melhores alunos na escola”. Contudo, lembrou que no seu tempo não era bem assim porque eram os treinadores a pedir que se “mudasse o horário da escola porque o futebol estava primeiro”.

“Ainda bem que alguém mudou a mentalidade e as coisas evoluíram”, disse, acrescentando que “esta é uma idade crucial para saber se quer seguir como profissional ou não. A partir dos 15 anos tudo acontece, é a idade dos sonhos e Abrantes vai fazer sonhar estes meninos durante três dias”.

Relativamente à presença de FC Porto e Deportivo da Coruña no Torneio, dois clubes que Jorge Andrade representou, disse fazer “todo o sentido eu estar aqui presente, sinto-me em casa”. No entanto, lá avançou que irá “torcer por todos” os clubes porque “estamos a torcer pelos futuros campeões da nossa seleção” nacional. Para os participantes, deixou a palavra de que “vai haver risos, vai haver choro, mas isso faz parte da competição e eles já estão a ter aqui um cheirinho do que é o futebol. E o futebol é superação. Depois de uma época em que estiveram a competir, aqui conseguem demonstrar o que evoluíram e, muitas vezes, evoluem mais em três dias de torneio do que durante o ano todo”.

 

A Seleção Concelhia

Foi o presidente da Câmara de Abrantes quem explicou a “insistência” de continuar a ter no Torneio Internacional de Iniciados uma seleção de jogadores do concelho. Manuel Jorge Valamatos lembrou que “há 15 anos, havia um Clube do nosso concelho que disputava o Campeonato Nacional (...) e, naturalmente, foi essa equipa que compôs o grupo que disputou o primeiro Torneio”. Todavia, garantiu que “nuca imaginámos que 15 anos depois, hoje, chegássemos a um Torneio de referência”.

O autarca afirmou que “nunca descolámos de ter a nossa Seleção no Torneio, ainda que não tenhamos nenhuma equipa no Nacional, porque ele também é feito para as nossas pessoas, para os nossos jovens, e proporcionar-lhes esta possibilidade de estar aqui a jogar com equipas de topo”.

E Marco Cadete é o selecionador da equipa que vai jogar com o símbolo de Abrantes ao peito. Questionado acerca do tempo curto que tem para a preparação de uma equipa e se este não deveria ser um trabalho de um ano, Marco Cadete, treinador e ex-futebolista profissional, respondeu que poderá ser uma hipótese a considerar no futuro. “Na minha opinião, isso tem alguma lógica mas as coisas têm funcionado assim e, por agora, vamos ter que trabalhar assim. No futuro, acho que poderia existir essa ideia de, durante o ano, haver um trabalho mais organizado para chegarmos a esta altura e não ser necessário este tipo de seleção, em que temos que andar a escolher e termos dificuldades porque o processo tem que ser rápido e, muitas vezes, as escolhas não são as mais acertadas”.

Quanto ao facto de ter que motivar os jogadores da seleção de Abrantes depois de, como é habitual, sofrerem resultados pesados perante os adversários, Marco Cadete preferiu destacar a experiência que os jovens abrantinos vão obter.

“Em relação à seleção de Abrantes, este Torneio não tem muito a ver com os resultados mas mais com as experiências de vida que vão ter, que provavelmente não voltam a ter na vida. Que percebam a discrepância que existe na qualidade de uns e de outros, mas que fá-los crescer e perceber que se quiserem ser jogadores de futebol, há um trabalho muito grande pela frente”, declarou.

O trabalho de um treinador para estes dias do Torneio “é normal, é treinar como se treina em qualquer lado”. Já quanto à escolha dos jogadores, partiu de “uma observação à qualidade deles e depois, podes ser justo ou não”. Por agora, integram a Seleção Concelhia jogadores da Casa do Povo do Pego, do Tramagal Sport União, do Núcleo Sportinguista de Alferarrede e do Sport Abrantes e Benfica.

Marco Cadete assumiu, no entanto que pensão “em não aceitar o convite ao início”. É que, como referiu, “não conheço o escalão e isto não é fácil porque eu treino uma equipa de juvenis”. Contudo, lá aceitou e reconheceu que “é uma coisa nova e estamos sempre a aprender”.

 

No futuro, poderá haver um Torneio com mais equipas

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, falou de um “Torneio de referência” em que, nos últimos anos, são já as equipas de nível nacional que fazem pressão para entrar e dizem “nós temos que aí estar”, coisa “impensável” há uns anos, em que chegou a haver equipas que foram convidadas “e não nos passaram cartão nenhum”. Hoje, “a história inverteu-se”.

“Este Torneio é o momento para os nossos jogadores poderem contactar com as melhores equipas do país e, no futuro, queremos ampliar o número de equipas participantes neste evento”, anunciou Manuel Jorge Valamatos.

Quanto a expetativas para a edição deste ano, o presidente da Câmara salientou que o objetivo é que o Torneio “consiga refletir valores, princípios ligados à atividade desportiva, neste caso, ao futebol, com um nível muito elevado. Estamos a falar de um escalão sub-15 e o que sempre esteve na base deste Torneio, ao longo de 15 anos, foi o desporto pelo desporto e o faiplay”.

Mas o facto do Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes estar a crescer e a consolidar-se no panorama desportivo, levanta agora um problema. O facto de muitos clubes o quererem disputar. “É para isso que olhamos já nas próximas edições, tentar ampliar o número de equipas participantes” poderá, eventualmente, vir a ser uma possibilidade.

Manuel Jorge Valamatos realçou ainda o facto de, há 15 anos, o Torneio se disputar em apenas dois campos relvados, na Cidade Desportiva, e agora “temos o Campo N.º 3, em Rossio ao Sul do Tejo, o campo do Tramagal, o campo do Pego e temos o campo em Alferrarede. Todos eles relvados”.

Ainda acerca do Torneio, o autarca não deixou de referir que “as gerações, hoje, de grandes craques, quase todos eles passaram pelo Torneio Internacional de Iniciados em Abrantes e dizem-no, fazendo essa referência que é tão importante para nós”.

Durante três dias, Abrantes será a capital do futebol de formação com a realização dos jogos nos dois relvados da Cidade Desportiva, no Comendador Eduardo Duarte Ferreira, em Tramagal, no Campo de Jogos do Pego e no Campo CUF, em Alferrarede.

O Torneio Internacional de Iniciados é organizado pelo Município de Abrantes e é homologado pela Federação Portuguesa de Futebol.

O Torneio Internacional de Iniciados será constituído por dois grupos de três equipas, sendo que cada equipa realizará três jogos.

O jogo de abertura do XV Torneio Internacional de Iniciados vai realizar-se no Campo de Jogos do Pego, com início marcado para as 18h30, e irá colocar frente a frente as equipas do Sporting Clube de Portugal, vencedor da edição do Torneio no ano passado, e a Seleção Concelhia de Abrantes. Nesse mesmo dia, às 20h, irá decorrer o jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Vitória Sport Clube, no campo de relvado natural da Cidade Desportiva de Abrantes.

No dia seguinte, sábado, dia 12 de agosto, o primeiro jogo está agendado para as 9h30 entre a Seleção Concelhia de Abrantes e a equipa do Futebol Clube do Porto; às 11h entram em campo os atletas das equipas do Real Club Deportivo de La Coruña e do Vitória Sport Clube; às 18h, o Sport Lisboa e Benfica joga com o Real Club Deportivo de La Coruña e o último jogo do dia, às 19h45, irá colocar frente a frente as equipas do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal.

A final do Torneio Internacional de Iniciados está agendada para domingo, dia 13 de agosto, às 11h45, no campo principal do Estádio Municipal de Abrantes.

Os jogos terão a duração de 70 minutos, divididos em duas partes de 35 minutos, com intervalo de 10 minutos entre elas.

Os árbitros presentes neste Torneio Internacional de Iniciados fazem parte dos quadros de árbitros de diversos campeonatos distritais e nacionais.

A entrada é livre em todos os jogos.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB