A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu no Entroncamento, no distrito de Santarém, 530 artigos contrafeitos e duas armas de fogo numa ação de combate à contrafação 'online', foi hoje anunciado.
A ação, desenvolvida através da Unidade Operacional de Santarém da ASAE, decorreu hoje no âmbito do “combate ao crime de venda de artigos contrafeitos através das redes sociais” e no seguimento de um “inquérito em investigação no concelho do Entroncamento”, tendo um homem sido constituído arguido, detalha o comunicado.
Segundo a ASAE, na ação foi dado cumprimento a “quatro mandados de busca e apreensão, um domiciliário, dois não domiciliários e um de perícia digital”, tendo sido “apreendidos cerca de 530 artigos diversos, designadamente malas, carteiras, perfumes e camisolas, ostentando marcas reconhecidas”, no valor de 17.500 euros.
Na nota de imprensa, a ASAE indica ainda que foram “apreendidos os equipamentos eletrónicos utilizados para a realização de diretos através do Facebook para comercialização dos artigos” – três telemóveis, um tablet e um 'ringlight' utilizado -, bem como diversa “documentação comprovativa de vendas e aquisições de artigos contrafeitos”.
No decorrer da ação, acrescenta a mesma nota, foram apreendidas duas armas municiadas, designadamente um Revolver Taurus Calibre 22 Magnum e uma Pistola Star Calibre 22, com dois carregadores de 10 munições e 160 munições, tendo sido detido um indivíduo de 41 anos, o qual foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR).
Esta ação contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Santarém e do Entroncamento e de dois binómios cinotécnicos da Unidade Especial de Polícia da PSP.
Lusa