Abriu as portas mais uma edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes. Com o mesmo modelo e formato, a feira tem como novidades a presença de novos doceiros de Guimarães e Santa Maria da Feira. São 37 expositores, sendo 12 doceiros de Abrantes onde também estão duas novidades, ou melhor, uma novidade, Segredos de Abrantes, e um regresso, Ti Pereira.
A pautar a abertura a apresentação do Palhinhas, agora em formato mascote. Com sorriso largo que continua a ser a atração dos mais novos.
A Feira abriu portas às 17 horas com muitas pessoas à espera que o evento tivesse início. Às 18 horas foi a inauguração oficial que contou com a presença da secretária de Estado do Mar, em representação do secretário de Estado do Turismo, que à última hora teve um impedimento para vir a Abrantes. Presente esteve igualmente a vice-presidente da Turismo do Centro de Portugal, Anabela Freitas.
Na abertura Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, começou a fazer agradecimentos, às escolas e às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho para participação nas exposições que estão presentes na Feira.
Foram mais de 1.700 crianças do primeiro ciclo e jardins de infância que fizeram trabalhos sobre a Palha de Abrantes. Já os idosos fizeram, à sua maneira, réplicas ou versões da mascote Palhinhas.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Mas o autarca evocou os 22 anos da Feira, com a presença de 37 expositores de norte a sul do país, e também das ilhas. Destacou a presença de 12 expositores locais e os eventos paralelos à feira.
O presidente da Câmara fez questão de destacar a “Palha de Abrantes, como embaixadora do concelho e da doçaria, mas sempre acompanhada pelas tigeladas e broas. Junta-se ainda o mel e os licores.”
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Conceição Pereira, técnica coordenadora da Tagus, a associação de desenvolvimento local que coorganiza o evento vincou que a Feira de Abrantes “não é uma montra de sabores, mas uma homenagem ao nosso património. É o saber da memória e carinho de gerações presentes em cada doce.”
A responsável acrescentou que há um compromisso de apoiar e promover o desenvolvimento sustentável e a manutenção das tradições. E esta feira destacou “A feira é um exemplo que valoriza a economia local e que conta com o envolvimento de outras associações."
Conceição Pereira, coordenadora Tagus
Conceição Pereira destacou também a apresentação da nova mascote “Palhinhas”, que junto das escolas conta a história da Palha de Abrantes. E é, sempre uma das atrações do evento.
Anabela Freitas, ex-presidente da Câmara de Tomar e atualmente vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, fez questão de saudar o ex-colegas autarcas presentes. É que na inauguração estiveram também Fernando Freire, presidente da Câmara da Barquinha, Bruno Gomes, de Ferreira do Zêzere, Miguel Borges, de Sardoal, e Vasco Estrela, de Mação.
Logo de seguida passou para o tema turismo, para o qual contribuem estes eventos de gastronomia ou doçaria. O Turismo do Centro tem registado um crescimento acima da média nacional e conta com 5,5% por cento de subida nas dormidas em relação ao período homólogo, ou seja, entre 1 de janeiro e 31 de agosto.
Mas há um outro número que Anabela Freitas destaca ainda mais. 7% de proveitos em relação ao ano anterior. Ou seja, há mais riqueza a ser gerada pelo turismo desta região.
A vice-presidente do Turismo do Centro notou que “Portugal tem 22 ativos no turismo e tem aqui [na Feira de Doçaria] dois deles. A gastronomia e a hospitalidade que eu ligo à autenticidade.”
É por isso, acrescentou, que os “recursos endógenos e a nossa cultura vêm criar valor à nossa oferta."
Anabela Freitas, vice-presidente Turismo Centro de Portugal
Lídia Bulcão, secretária de Estado do Mar, veio a Abrantes em representação do seu colega Pedro Machado, do Turismo.
Sendo ambas as secretarias de Estado do Ministério da Economia, destacou que este evento “ajuda a projetar do nome fora dos limites do seu território.”
Gastronomia é uma aposta do governo no setor do turismo, disse a governante, destacando ainda a presença do Tagusvalley que aporta ao desenvolvimento na inovação alimentar. “Setor alimentar é o que nos faz mover e apaixonar pelas regiões. É uma forma de promover as regiões.”
Lídia Bulcão, secretária de Estado do Mar
À Antena Livre a vice-presidente da Turismo Centro de Portugal explicou os números de crescimento da região. De acordo com Anabela Freitas há um objetivo de aumentar o número de noites que os turistas passam nesta região. Por outro lado, indicou uma cada vez maior procura do turismo natureza e destacou um crescimento exponencial de turistas da Coreia do Sul.
Sobre o Médio Tejo disse que a porta de entrada continua a ser Fátima e o Turismo Religioso, mas que há muito mais para visitar.
Anabela Freitas, vice-presidente Turismo Centro de Portugal
A Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes está de portas abertas até domingo, às 19 horas, e para além da venda de doces conta com animação musical, ações de doçaria ao vivo, e outros eventos paralelos.
Galeria de Imagens