A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município da Golegã formalizaram, no dia 25 de fevereiro, a assinatura do protocolo para a criação da Startup Golegã, uma infraestrutura de apoio e incubação empresarial especialmente vocacionada para a fileira do cavalo. A assinatura do protocolo decorreu no Equuspolis e contou com a presença do presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, e do presidente da Câmara Municipal da Golegã, António Camilo, tendo a apresentação do projeto sido conduzida pelo vice-presidente do Município, Diogo Rosa.
A implementação da Startup Golegã resulta de um protocolo estabelecido entre as entidades no final de 2024 e prevê, numa primeira fase, a disponibilização de apoio contínuo a empresários e empreendedores do concelho. Este apoio será assegurado por técnicos especializados da NERSANT, que realizarão atendimento no Edifício do Equuspolis.
Entre os principais objetivos deste projeto estão a dinamização do empreendedorismo, o incentivo à criação de empresas, o desenvolvimento de iniciativas nas escolas para fomentar uma cultura empreendedora e a prestação de aconselhamento técnico em diversas áreas de negócio. Para além disso, a iniciativa prevê a facilitação de processos de licenciamento de caráter empresarial e a promoção do concelho da Golegã como destino atrativo para novos investidores, em especial investimento estrangeiro.
Num segundo momento, atualmente em fase de estudo de viabilidade económica e elaboração de projeto pela NERSANT e pelo Município, prevê-se a requalificação das instalações da antiga EPAC para a criação de uma incubadora de empresas recém-constituídas ou em desenvolvimento. Com esta estrutura, será possível potenciar ainda mais o apoio ao empreendedorismo e estabelecer uma maior sinergia entre o tecido empresarial local e as instituições de ensino superior.
A criação da Startup Golegã reforça “a aposta na inovação e no crescimento económico do concelho, consolidando a Golegã como um polo de referência para o desenvolvimento empresarial ligado à fileira do cavalo e a outros setores estratégicos da região”.
A assinatura do protocolo entre a NERSANT e a Câmara Municipal da Golegã integrou o programa de uma sessão de esclarecimentos promovida pela associação empresarial sobre incentivos ao investimento e emprego na região da Lezíria do Tejo, reforçando o compromisso da associação e do Município na dinamização do tecido empresarial local.