O projeto Immersive | rescue pyx, dos abrantinos Guilherme Assunção e Alexandre Carrança foi o vencedor da 10ª edição do concurso de Ideias e Planos de Negócio do concurso Arrisca C, na categoria de Prémio Social ao Centro.
O projeto rescue | pyx, “assenta numa aplicação móvel baseada em realidade aumentada que visa ser uma ferramenta no que toca a situações de emergência e socorro, percebendo em caso de acidentes automóveis, os pontos de perigo da viatura, como a perceção do estado da vítima do sinistro, geolocalização do acidente e automática resposta às autoridades e seguradoras”.
Este projecto da equipa abrantina foi um dos finalistas e arrecadou um prémio dividido em três segmentos: cinco mil euros pela melhor ideia patrocinado pelo empreendedorismo social do Inov C; 2.500 euros para o desenvolvimento do branding corporativo pelo BID LAB; e ainda 12 meses de incubação gratuita e acesso ao programa de criação de emprego qualificado integrado no regulamento municipal específico para o Tecnopolo de Abrantes, pelo TAGUSVALLEY
A Immersive | Pyx é constituída por dois membros, Guilherme Assunção (aluno de Comunicação Social, perfil em Comunicação Empresarial, na ESTA/IPT) e Alexandre Carrança, (licenciado em Cinema Documental pela ESTA e mestre em Produção de Conteúdos Digitais pela ESTT/IPT).
O Arrisca C é promovido por 15 parceiros, liderados pela Universidade de Coimbra, e apoiado por 24 patrocinadores, o concurso de ideias e planos de negócio Arrisca C é atualmente um dos programas nacionais mais ambiciosos na área do empreendedorismo e inovação.
O TAGUSVALLEY, que é um dos parceiros do concurso Arrisca C, recebeu a inscrição de três projetos, CAP’S, Griô e Immersive pyx.
A cerimónia de entrega de prémios aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 23 de maio, no Centro de Ciência Viva de Coimbra.
O Arrisca C é um concurso que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.