A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a aceitar candidaturas para apoiar projetos que se enquadrem na operação “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020). Este aviso de concurso tem disponíveis 200 mil euros para investimentos de modernização e capacitação das empresas do setor.
A comparticipação dos projetos a apoiar pode ir até aos 50 por cento das despesas elegíveis, no âmbito do PDR, cofinanciadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEADER). Os investimentos dos agricultores, de 10 mil e até aos 200 mil euros, podem ter apoio, por exemplo, nas despesas relacionadas com a vedação e preparação de terrenos, edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver, na compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, software aplicacional, planos e estudos, entre outras.
Ainda de acordo com a informação difundida pela TAGUS serão majoradas, neste aviso, candidaturas que incidam sobre produtos transformados de azeitona, biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, irão ser priorizadas as que provenham de produtos de qualidade reconhecida, através de certificados como DOP, IGP, Biológico ou Produção Integrada. Ainda, são majorados investimentos na eficiência energética e pedidos de apoio que já evidenciem canais de comercialização estabelecidos, como por exemplo, venda online, loja própria ou contratos com clientes.
As candidaturas podem ser submetidas até 28 de abril.