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Um ano de Luna Hotel Turismo em Abrantes: “Está a superar as expetativas”

2/07/2018 às 00:00

Inaugurado a 2 de junho de 2017 pelo primeiro-ministro António Costa

Reabriu com pompa e circunstância e mostrou à cidade a sua nova cara. No dia 2 de junho de 2017, o primeiro-ministro António Costa inaugurava oficialmente o Luna Hotel Turismo.

Passado um ano, fomos saber como está a atividade da unidade hoteleira pela qual Abrantes tanto ansiou.

Tânia Evaristo é a diretora geral e está em Abrantes há três meses. “Está a superar as expetativas para este primeiro ano de laboração e o Grupo Luna está muito satisfeito com o investimento que fez em Abrantes”, começou por nos dizer a diretora, que acrescentou estar a ter “bastante procura, quer a nível corporativo, grupos e mesmo famílias”. O balanço é, portanto, “muito positivo e o feedback tem sido muito bom. As pessoas gostam do hotel, do nosso serviço e continuamos a crescer”.

Maioritariamente, “o nosso mercado é corporativo, ou seja, pessoas que vêm a trabalho para esta região e que ficam aqui connosco. Os nossos maiores picos de ocupação são de segunda a sexta, mas já começa a existir alguma procura de clientes ao fim-de-semana, muitos deles motivados por eventos como casamentos, batizados ou outras festas”.

O Hotel Turismo de Abrantes abriu em 1954 e o Grupo Luna, na remodelação, fez questão de manter as caraterísticas da época, especialmente no que respeita à decoração e “resultou muito bem”. “A ideia do Grupo foi renovar com o conceito de Boutique Hotel e está muito bem conseguido, com uns lustres lindíssimos, mobiliário enquadrado com a motivação que se pretende para a decoração do Hotel”. Tânia Evaristo conta que, “quem conheceu o antigo Hotel Turismo, é inevitável que faça uma associação e dizem que está clássico mas está bonito”. Os que chegam pela primeira vez, “a maioria gosta da decoração”. Mas há quem faça perguntas e “não perceba porque é que as casas de banho não são maiores. Aí temos que explicar que recuperámos um hotel de 1954 e tivemos algumas limitações em relação ao espaço que pudemos utilizar”.

Bar e restaurante abertos ao público

Uma das grandes apostas do Luna Hotel Turismo é na gastronomia tradicional da região “e mantem-se”. A carta gastronómica do Luna Hotel Turismo apresenta pratos como sável com açorda de ovas, javali, borrego… uma carta muito rica em termos das influências desta região mas também com um toque da cozinha nacional e um bocadinho do toque da nossa chef Paula Jurado, que com todo o seu amor e paixão à cozinha, que transforma o que apresentamos”.

Mas esta área vai sofrer algumas alterações. A carta vai ser alterada já no início deste mês de julho. No entanto, explica Tânia Evaristo, “vamos manter aqueles pratos que são as colunas vertebrais e que têm sido os grandes sucessos da nossa procura mas vamos introduzir novidades com alguns pratos mais internacionais. Até porque temos muitos clientes estrangeiros que nos pedem uma massa ou um arroz e vamos ter que adicionar”.

Tânia Evaristo é a diretora geral do Luna Hotel Turismo

Para os mais distraídos ou que ainda não foram conhecer o Luna Hotel Turismo, a diretora convida à visita do Restaurante Panorama para que “as pessoas conheçam este nome”. “Não é só o restaurante do Hotel, é um restaurante que tem a sua identidade, a sua oferta e a sua imagem” próprias.

Esta procura do restaurante tem estado a correr muito bem, “principalmente ao domingo. Já se criou quase que uma rotina de clientes habituais que vêm ao domingo para o nosso buffet e tem sido um sucesso”. Principalmente quando a carta apresenta o “prato rei: o cabrito assado”.

Já no que concerne ao bar, parece que os abrantinos ainda não se aperceberam que há um novo espaço na cidade do qual podem disfrutar. “O que noto desde que cá estou, há três meses, é que as pessoas têm a perceção que o bar do Hotel é só para hóspedes. Quando digo a algumas pessoas para aparecerem e trazerem os amigos, percebo que muitas delas ficam surpresas. Mas o bar está aberto ao público e pronto para receber todos”. Contudo, há quem tenha “descoberto” o espaço e o aproveite para ver os jogos do Mundial de futebol pois o bar do Hotel tem um écran gigante, ideal para não perder pitada do que está a acontecer na Rússia.

O Hotel de Abrantes está aberto ao público há um ano e Tânia Evaristo já consegue perceber que era algo de que se sentia necessidade. “Muitas pessoas ligadas ao mercado empresarial nos dizem que antes tinham que ficar noutras cidades da região porque não existia aqui próximo nada com qualidade ou em que sentissem a confiança para desenvolverem os seus eventos, como reuniões de trabalho, formações, reuniões de quadros… e até mesmo de clientes locais pois temos tido muita procura para batizados e receções de casamentos”, avança a diretora.

As piscinas e o novo pavilhão de eventos

Outra das grandes recuperações levadas a cabo pelo Luna Hotel aconteceu no espaço exterior, nomeadamente nas piscinas. “A piscina está terminada e o bar da piscina também já está a funcionar”. Tânia Evaristo acrescenta que este “foi um equipamento que foi adquirido pelo Grupo para fazer parte do Hotel e pelo qual todos os abrantinos têm um carinho muito especial pois já sei que faz parte da história de todos”. Quanto à dúvida se voltaria a abrir ao público, a diretora esclarece “que é exclusivo para clientes”.

Até ao final do ano, o Luna Hotel Turismo terá mais uma oferta para a comunidade. Vai entrar em construção o pavilhão de eventos, na plataforma junto à piscina, “pois neste momento temos a limitação do restaurante ser demasiado pequeno para grandes eventos. Estima-se que irá ter capacidade, em banquete, até 200 pessoas e servirá para dar resposta a alguns pedidos que, neste momento, somos obrigados a recusar”.

A classificação de 4 estrelas, atribuída já este ano pelo Turismo de Portugal, “foi o confirmar da aposta feita pelo Grupo” e “acrescenta muita responsabilidade pois a exigência do cliente é maior”.

À pergunta “daqui a um ano, onde vê o Luna Hotel Turismo?”, Tânia Evaristo afirma sem reservas que estará “numa escala ascendente, com capacidade de fazer eventos ainda mais memoráveis e com o mesmo nível de serviço ou ainda superior ao que já apresentamos. Existem sempre margens para melhorias e vejo o crescimento a continuar”.

Patrícia Seixas

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