Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

MUSIC BOX: Chef Fernando Correia começou na massa e nos bolos aos 8 anos

9/04/2019 às 00:00
Chef Fernando Correia

Convidado do Music Box deste fim-de-semana, 6 de Abril, Fernando Correia falou da sua actividade na pastelaria entre músicas e recordações da juventude.

Fernando Correia era um miúdo como todos os miúdos de 8 anos. Uma criança que andava na escola e brincava como era normal. Quis o destino que ficasse sem a mãe nesta idade. Quis a vida que a irmã, um ano mais velha, e o irmão, sete anos mais novo, fossem para casa de um familiar, nas Caldas da Rainha, pois o pai, Manuel Correia, tinha um negócio para gerir. E ficar viúvo com três crianças não era fácil.

Fernando Correia ficou no Rossio com o pai. Desde cedo a farinha e as massas de bolos entraram de forma abrupta na sua vida. “Aos 12 ou 13 anos enquanto as outras crianças iam jogar à bola ou ao berlinde eu ia para a pastelaria ajudar o meu pai.” Desta forma Fernando acredita que cresceu mais depressa ou foi obrigado a ter uma adolescência diferente “porque era preciso ajudar o pai.”

A juventude no meio de bolos, e depois de uma tentativa de ingressar no mundo da rádio, levou-o a escolher seguir a vida do pai. Só que investiu em formação pessoal para ir mais além da doçaria tradicional. Foi para a Escola de Hotelaria do Estoril e terminou o curso com a nota de 19,6. Não se considerou logo Chef. “Isto é como tirar a carta. Quando tiramos a carta de condução não sabemos conduzir. Ficamos habilitados. Depois, com a prática, é que aprendemos a conduzir. Na pastelaria é a mesma coisa.”

Tirou a habilitação para poder entrar ensinar, na área da formação, e divide o seu tempo entre a Pastelaria Tágide, negócio da família e começado pelo pai, e as várias escolas onde ensina a doçaria e a pastelaria. No ano passado mudou o rumo do negócio e transformou-o na pastelaria Tágide Gourmet, onde permite um conjunto de experiências à volta dos doces.

Ao nível de laboratório criou o gelado com sabor “palha de Abrantes” e o ano passado lançou a novidade “fardo de palha de Abrantes”: Não é uma palha tamanho XXL mas antes um doce diferente porque tem algumas variações para não o tornar enjoativo demais. Para este ano, 2019, promete mais novidades ao nível da inovação.

Entretanto desde o segundo semestre de 2018 que é um dos Embaixadores do Turismo de Portugal, na doçaria tradicional. “Em eventos, principalmente, nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) somos chamados quando há acções na nossa área, naquela em que somos embaixadores.”

Fernando Correia, ou o Chef Fernando tem 44 anos, casado com duas filhas, assume que a sua visibilidade cresceu com as redes sociais, nas quais partilha as suas criações doces. Suas ou dos seus alunos. Em Rossio ao Sul do Tejo podemos sempre encontrar as delícias na Pastelaria Tágide Gourmet.

Jerónimo Belo Jorge

 

MUSIC BOX

Sábado: 18h00 às 19h00
Domingo: 23h00 às 24h00 (repetição)

Se não ouviu a emissão na rádio, ouça aqui:

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - setembro 2024
Jornal de Abrantes - setembro 2024
PUB