Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

BTL: «Nunca pensei que esta canção tivesse o sucesso que teve» - Pedro Dionísio (c/áudio)

19/03/2025 às 09:47

“A História que um dia também vais contar” ganhou proporções que o autor nunca esperou. Passou se música a vídeo e depois a livro. E pode cantar-se ou ler-se no mundo da lusofonia.

Pedro Dionísio explica que na pandemia foi-lhe proposto pela autarquia do Entroncamento uma participação num concerto online para assinalar a Revolução dos Cravos. Na altura, fechado em casa, o músico e professor, sentou-se na varanda e entre cantar um qualquer tema alusivo à data ou uma qualquer canção de intervenção, resolveu criar uma música original.

E sentado na sua varanda diz que foi pensando numa forma de apresentar uma canção que fosse diferente e que deixasse marca junto das crianças.

E foi assim que nasceu “A História que um dia também vais contar”. Uma letra que conta a história do 25 de Abril, de forma simples para ser percetível aos mais novos e com uma melodia igualmente simples.

Depois veio a ideia de gravar um vídeo, com as crianças a cantar. E para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, Pedro Dionísio lançou o desafio nas suas redes sociais para ver se conseguia ter 50 turmas de escolas do país a cantar esta sua música. Era um processo simples, a gravação era feita com telemóvel e enviada ao autor.

Mas a adesão foi de tal forma que não recebeu 50, mas sim 80 vídeos, de escolas de Portugal, e de escolas portuguesas fora do país.

O projeto foi de tal forma reconhecido que o Presidente da Assembleia da República recebeu o autor com uma turma para entoar a canção na Casa da Democracia.

E na sequência da canção o Pedro foi mais longe e resolveu elaborar um livro que se apresenta como recurso para a abordagem deste tema. Com ilustrações de uma artista de Viseu, o livro ganhou vida e o autor explica em que a tiragem foi muito superior ao previsto no projeto inicial.

A ideia foi tão bem acolhida que a Direção-Geral da Educação (DGE) acolheu “A História que um dia também vais contar” como livro infantil e educativo.

Pedro Dionísio esteve recentemente em S. Tomé e Príncipe onde participou em diversas iniciativas e onde foi cantar o tema com várias turmas de escolas daquele território de Língua Oficial Portuguesa. E explicou à Antena Livre o sentimento de perceber que fora do país o seu trabalho faz parte da escola e com as crianças a perceber, afinal de contas o que aconteceu em 1974.

Pedro Dionísio 

Pedro Dionísio foi apresentar a canção, vídeo e livro na BTL, em Lisboa, a convite ao Município do Entroncamento. E, a recordar o início, recorda também que nunca imaginou o sucesso que iria ter este seu projeto, dentro e fora de portas.

Afinal a mensagem a passar é simples, se algum dia alguém perguntar a uma criança como era viver em Portugal naquele tempo a resposta é simples: era como ter asas e não poder voar.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2025
Jornal de Abrantes - março 2025
PUB