O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que se traduz em benefícios claros tanto os consumidores como para as marcas vencedoras.
Para os consumidores, o selo “Portugal Cinco Estrelas” constitui uma garantia de escolhas de consumo acertadas do melhor que se faz em Portugal. Para as marcas vencedoras, traduz-se numa ferramenta de avaliação rigorosa e de comunicação diferenciadora.
O “Prémio Cinco Estrelas Regiões”, de acordo com o seu sítio na internet, "avalia as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, intenção de compra ou de recomendação, confiança na marca e Inovação. Avalia também mais 5 características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo."
Entre as muitas categorias os "Prémios 5 Estrelas" e "Prémios 5 Estrelas Regiões" há muitas escolhas possíveis, entre marcas, personalidades, eventos, gastronomia e por aí fora,
Na categoria praias o selo "5 Estrelas" vai para a praia fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes. Situada em plena albufeira da Barragem de Castelo de Bode na margem esquerda do rio Zêzere, esta praia deslumbra pela paisagem verde que domina.
Já na categoria barragens e reserva a Albufeira do Castelo de Bode volta a vencer. Edificada há 70 anos, a barragem de Castelo do Bode criou um plano de água grandioso no Médio Tejo, que se estende por 60 quilómetros, entre os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Tomar, Sertã e Vila de Rei.
No património, em aldeias e vilas, Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, arrecada pelo quinto ano consecutivo o selo. Dornes preserva com orgulho a sua identidade, sendo reconhecida como a Aldeia Ribeirinha de Portugal no concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Entre as suas ruas pitorescas e a imponente Torre Templária pentagonal, respira-se um passado rico que se funde harmoniosamente com a natureza envolvente.
Na categoria festas, feiras e romarias ganhou a Feira Nacional do Cavalo, da Golegã. Tradição, autenticidade, beleza e genuína, são alguns dos atributos que melhor a caracterizam.
O Museu de Cera de Fátima corporiza e relata os principais episódios deste grande acontecimento, que foi publicado em livros, jornais e revistas de todo o mundo. O Milagre de Fátima fica assim retratado por figuras de três dimensões, cuidadosamente criadas procurando manter as imagens fiéis à realidade.
Na área Cultura e Lazer, em 2025, na categoria piscinas municipais o galardão foi para a Eco Laguna de Gavião. A Eco Laguna é um plano de água exterior com aproximadamente 497.00m2, projetado com inspiração nas represas de água existentes nas proximidades agrícolas do Alentejo.
No distrito de Portalegre junta-se o Festival do Crato, o Fluviário de Mora, Museu do Megalitismo de Mora ou a vila de Marvão.