A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) decidiu dar início aos trabalhos de constituição de uma ARU - Área de Reabilitação Urbana nos centros urbanos de Alferrarede e de Rossio ao Sul do Tejo.
Na reunião de Câmara de hoje foi aprovado, por unanimidade, o início dos trabalhos para a constituição das duas novas ARU.
O Município decidiu igualmente dar início aos trabalhos de elaboração da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) que se pretende implementar na ARU, a qual será submetida para aprovação em momento simultâneo ou posterior à aprovação do respetivo projeto de delimitação.
A CMA será a entidade responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos e pela gestão da futura ORU.
Informa a Autarquia, em nota de imprensa, que esta decisão inicial para desenvolvimento do processo, significa que os proprietários (particulares e entidades públicas) de imóveis degradados nas zonas a delimitar, em Alferrarede e no Rossio, vão poder aceder aos instrumentos disponíveis no âmbito da Regeneração Urbana, candidatando-se a incentivos financeiros para recuperarem o seu património e usufruir de benefícios fiscais.
As duas novas ARU vão juntar-se à aprovada pela CMA que abrange o centro histórico da cidade.
João Caseiro Gomes, vice-presidente da CMA, explica o início dos trabalhos para a constituição das duas novas ARU: