O Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) foi tema no debate do Orçamento de Estado 2019 na área da Solidariedade e da Segurança Social onde Duarte Marques, deputado eleito pelo Distrito de Santarém do PSD, apelou à intervenção do Ministro Vieira da Silva.
O parlamentar social-democrata, que alertou previamente o Gabinete do Ministro para a importância e conteúdo desta interpelação, pediu em particular que fosse autorizada de imediato a ativação do “Fundo de Socorro” da Segurança Social que foi solicitado já em finais de 2017.
O Grupo Parlamentar do PSD recebeu em audiência a Comissão de Trabalhadores do CRIA que entregou um Manifesto dos trabalhadores, que têm já salários em atraso, bem como um Memorando sobre a situação atual da instituição e propostas de solução paras atuais dificuldades.
Duarte Marques recordou que “estas instituições estão demasiado comprometidas com programas que dependem essencialmente de financiamento comunitário, o que as obriga a grandes adiantamentos de dinheiro que deveria ser responsabilidade do Estado”.
“Instituições como o CRIA dão respostas sociais em nome do Estado, mas são elas muitas vezes que adiantam o dinheiro para salários e outros encargos. Se não têm muita liquidez financeira ou atravessam períodos de alguma dificuldade a situação agrava-se ainda mais”. referiu Duarte Marques.
Na sessão do OE2019, o Ministro Vieira da Silva iniciou a ronda de respostas aos deputados precisamente pela situação do CRIA de Abrantes, revelando conhecer muito em detalhe a situação e mostrando-se disponível para ajudar a encontrar uma solução.
Vídeos das intervenções:
https://www.youtube.com/watch?v=muFmgi0CuO8&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=pO3oH1rsnLY&feature=youtu.be
Notícia relacionada: