Após a Assembleia Municipal de Abrantes, reunida a 6 de abril, ter chumbado, por voto secreto, a proposta apresentada pelo PSD para a criação do Prémio de Cidadania Ativa e Intervenção Cívica Eurico Heitor Consciência, o vereador Rui Santos, em reunião do Executivo, disse ter reagido com “espanto” pois “não estava à espera”. “Até porque”, justifica o vereador, “o Dr. Eurico foi um dos fundadores do PS em Abrantes. Não estamos a falar de um fundador do PSD, portanto, aqui se vê a abertura que o PSD tem tido desde as últimas eleições”.
No entanto, os social-democratas não desistem e têm nova proposta e recomendação à Assembleia Municipal. Intitulada “Uma oportunidade para mitigar uma ofensa: atribua-se o nome de Eurico Heitor Consciência a uma rua”, tem como objetivo “homenagear um cidadão que deu muito ao Município de Abrantes”, afirmou Rui Santos.
“Em primeira instância, entendemos que deveríamos associar o nome do Dr. Eurico Consciência a um Prémio de Cidadania, que foi o que ele fez ao longo da sua vida. Colocou o seu conhecimento ao serviço da comunidade”, avançou o vereador, adiantando que “há outras formas de o podermos homenagear”.
Quanto à probabilidade de ver mais esta proposta chumbada, Rui Santos afirma que “não é intenção do PSD colocar o nome do Dr. Eurico a ser falado na Comunicação Social por estas razões, mas há situações em que é preciso fazer a distinção do que são questões políticas e do que é a politiquice. E entendemos que este chumbo é uma questão de politiquice”.