A segunda edição do Orçamento Participativo (OP) de Abrantes foi apresentada na quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do executivo camarário e dos presidentes de Junta de Freguesia.
A Câmara Municipal vai disponibilizar para esta segunda edição do Orçamento Participativo 350 mil euros e vai dar início mais cedo ao processo de votação.
As propostas poderão ser apresentadas até 31 de maio, em https://abrantes360.cm-abrantes.pt, nas assembleias Participativas, na Biblioteca Municipal António Botto, na Biblioteca Itinerante de Abrantes (BIA), no Serviço de Atendimento Geral (Praça Raimundo Soares) e no Espaço Jovem de Abrantes (Largo Ramiro Guedes).
Segue-se depois o processo de votação de 1 de agosto a 15 de setembro. Já as assembleias participativas têm início dia 12 de abril, sendo a primeira dedicada ao território da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, na sede de freguesia de S. Vicente.
Em declarações à Antena Livre Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, disse que este é “um orçamento de 350 mil euros que fica disponível para o cidadão decidir. A intenção é apresentarem propostas que vão ser hierarquizadas para poderem serem levadas a efeito”.
“A nossa expectativa é grande, até porque a primeira edição correu bastante bem, nomeadamente com uma participação muito grande das pessoas, particularmente na comunidade de Mouriscas com dois projetos classificados em 1º e em 2º lugar. Isso também serve de motivação para que o cidadão se sinta parte do processo, sinta que vale a pena participar, vale a pena apresentar propostas e votar”, salientou a autarca abrantina.
Maria do Céu Albuquerque referiu que “vai decorrer tudo dentro dos mesmos moldes do ano passado. Estamos a antecipar um mês para podermos ter mais tempo para a apresentação de propostas e para que os nossos serviços técnicos possam fazer a avaliação das propostas. Estamos a trabalhar com mais tempo para permitir que a situação seja melhorada e a participação possa ser acrescentada”, aludiu a presidente, afirmando que o objetivo é envolver “o cidadão na decisão do nosso futuro coletivo”.
Recorde-se que o OP “é um processo de democracia participativa que permite aos cidadãos decidirem sobre uma parte do orçamento municipal. Pode participar no OP cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, naturais ou residentes no concelho de Abrantes, com propostas individuais ou em representação de organizações da sociedade civil, grupos de moradores e outros”, lê-se na informação do Município
Por sua vez, as assembleias participativas, “são sessões presenciais que servem para prestar esclarecimentos sobre o processo do orçamento participativo e também acolher propostas ou permitir a sua apresentação e discussão sobre as mesmas. Os cidadãos podem participar em qualquer sessão pública, independentemente da sua localidade de residência”. Os resultados da votação são divulgados no site do Município www.cm-Abrantes.pt / Abrantes 360º.
O regulamento pode ser consultado em http://cm-abrantes.pt/images/documentos/orcamento_participativo/RegulamentoOP_2016.pdf.
Mais informações no site da autarquia, bem como na plataforma abrantes360.cm-abrantes.pt.
Calendarização de assembleias participativas:
12 de abril//21h00
Freguesia de Abrantes e Alferrarede
Local: sede de freguesia (S. Vicente), junto ao antigo quartel dos bombeiros
18 de abril// 18h30
Freguesia de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo
Local: Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto
18 de abril// 21h00
Freguesia do Tramagal
Local: Junta de Freguesia
20 de abril// 18h30
Freguesia de Mouriscas
Local: Junta de Freguesia
20 de abril// 21h00
Freguesia de Fontes
Local: Junta de Freguesia
24 de abril// 18h30
Freguesia de Alvega e Concavada
Local: Pólo da Junta de Freguesia em Alvega
24 de abril// 21h00
Freguesia do Pego
Local: Junta de Freguesia
27 de abril// 18h30
Freguesia de Bemposta
Local: Junta de Freguesia
27 de abril// 21h00
Freguesia de S. Facundo e Vale das Mós
Local: Casa do Povo de S. Facundo
28 de abril// 21h00
Freguesia de S. Facundo e Vale das Mós
Local: Pólo da Junta de Freguesia em Vale das Mós
2 de maio// 18h30
Freguesia de Rio de Moinhos
Local: Sede Social
2 de maio// 21h00
Freguesia de Carvalhal
Local: Sede do Rancho Folclórico
4 de maio//18h30
Freguesia de Martinchel
Local: Junta de Freguesia de Martinchel
4 de maio//21h00
Freguesia de Aldeia do Mato e Souto
Local: Pólo da junta de freguesia, em Aldeia do Mato
Crédito:CMA