O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Constância, foi pequeno para acolher todos os que fizeram questão de assistir à cerimónia de Instalação dos novos Órgãos Autárquicos do Concelho. Uma cerimónia onde se fez um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios florestais deste Verão.
No entanto, Sérgio Oliveira, eleito presidente da Câmara Municipal com maioria absoluta, teve que esperar pela mudança da cassete, para proferir o seu discurso, o que motivou uma gargalhada geral na sala. Referiu aos presentes que “hoje inicia-se um novo ciclo na governação do nosso Concelho” e que “a campanha eleitoral terminou no dia 29 de setembro, logo, a partir de hoje, sou o presidente de Câmara de todos”.
“Também quero deixar claro que, para mim, ter maioria absoluta nunca foi, nem nunca será, sinónimo de poder absoluto. Quero governar com todos e para todos. Ser um polo de união e não de desunião. Não contem comigo para crises artificiais, nem para a promoção de um clima de crispação na nossa terra”, afirmou.
O presidente prometeu exercer o cargo com proximidade aos cidadãos, com isenção e imparcialidade e definiu as prioridades do mandato: “a fixação de população, de empresas e a criação e emprego”. “Por outro lado”, avançou, “deveremos continuar a lutar pela construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo em diálogo constante com os municípios vizinhos”.
As prioridades do presidente
Sérgio Oliveira falou ainda do que quer fazer, dando como exemplos, o “incentivar à reconstrução do Centro Histórico da vila, dos lugares e das aldeias, deixando de lado a construção ou a continuidade de urbanizações”.
As políticas sociais e os mais idosos foram lembrados no discurso do presidente que afirmou querer “definir um conjunto de políticas sociais que não se cinjam apenas aos parceiros ou aos almoços dos idosos, como por exemplo, a criação do Cartão Municipal do Idoso, através do qual serão concedidos um conjunto de descontos, quer no uso da piscina municipal e do ginásio, quer a nível urbanístico nas obras que não estejam isentas de licenciamento. Teremos ainda, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Constância, de encontrar uma resposta social para a freguesia de Montalvo, que passe pela construção de um Centro de Dia ou Lar”.
Para os mais jovens, Sérgio Oliveira falou da criação de um Conselho Municipal de Juventude, “um organismo que faz falta ao Concelho”.
Outra das prioridades do novo presidente é “fazer de Constância um polo de atração turístico”. E explicou como: “Pretendemos criar um Conselho Municipal de Turismo, de forma a definir o caminho que deveremos percorrer e o que ambicionamos para a nossa terra, onde se inclui a praia fluvial”. E nesta área, comprometeu-se ainda a tudo fazer, “em conjunto com a Associação Casa-Memória de Camões, para que seja criada em Constância a Casa de Camões”.
Uma garantia também deixada às associações do Concelho, de que a Câmara “estará de portas abertas para as apoiar, dentro daquilo que nos for possível”.
Mas há coisas a serem mudadas “ou repensadas”. Sérgio Oliveira disse ser “necessário repensar um conjunto de equipamentos, refletindo sobre a sua utilidade, bem como a necessidade, ou não, de os manter sob uma gestão pública”.
As Juntas de Freguesia, “como forma do exercício de poder ainda mais próximos dos cidadãos, terão na Câmara Municipal um parceiro na colaboração e na procura de soluções para os problemas”.
“Queremos uma gestão pública inclusiva de todos e de todas. Apenas exigimos responsabilidade, rigor, competência e lealdade”.
“Da oposição, esperamos que traga propostas construtivas e não destrutivas. Esperamos uma atitude de colaboração e não uma atitude do bota-abaixo”, realçou Sérgio Oliveira.
Júlia Amorim também foi referida pelo presidente da Câmara Municipal que lhe agradeceu, pois, “dentro daquilo que pôde e que sabia, e independentemente das nossas diferenças, procurou fazer o melhor pelo nosso Concelho”.
No final, Sérgio Oliveira garantiu tudo fazer “para que este mandato seja marcado por um ciclo de reformas e de modernização administrativa do Município. Só com uma gestão pública transparente e célere, o Concelho conseguirá vencer os desafios do futuro”.
“Uma honra muito grande poder servir o meu Concelho”
O presidente eleito da Assembleia Municipal, António Luís Mendes, deu também a palavra a Júlia Amorim, presidente da Câmara Municipal cessante. A autarca, que governou os destinos do Concelho nos últimos quatro anos, agradeceu a cortesia e disse ter sido “uma honra muito grande poder servir o meu Concelho, servir a nossa terra”.
“Foi com a mesma emoção e o mesmo sentido e responsabilidade que procedi ao juramento quando fui presidente da Junta de Freguesia de Constância, quando fui vereadora em vários ciclos autárquicos na Câmara Municipal, há quatro anos quando tomei posse enquanto presidente da Câmara Municipal e hoje, enquanto vereadora, numa situação diferente, que não é no poder”, afirmou a presidente cessante.
Júlia Amorim olhou para os presentes e disse que “é natural (…) que ao observarmos os vossos rostos, uns expressem mais alegria, outros nem tanto assim, mas é a vida. Felizmente que o 25 de abril aconteceu. E foi esse 25 de abril (…) que nos permite hoje estar aqui”.
Quanto às “diferenças ideológicas”, Júlia Amorim considerou serem “normais”. “Não obstante essas diferenças ideológicas, o foco de todos nós, eleitos, tenho a certeza, é sempre o melhor para o nosso Concelho. Disso, eu não tenho dúvida. A forma de lá chegar é que poderá ter caminhos diferentes”.
As últimas palavras de Júlia Amorim foram para Sérgio Oliveira, desejando-lhe felicidades e que “desempenhe o ser cargo o melhor possível e, tenho a certeza, (…) irá seguir a trajetória que a todos é comum e todos nós desejamos, que o nosso Concelho continue a ser um Concelho de referência nacional, que já ocupou espaço no nosso território”.
CÂMARA MUNICIPAL
Sérgio Oliveira (PS)
Júlia Amorim (CDU)
Jorge Pereira (PS)
Ana Filipa Montalvo (PS)
Sónia Varino (CDU)
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
António Luís Mendes (PS)
António dos Santos Mendes (CDU)
Isabel da Costa (PS)
Natércio Candeias (PS)
Rui Ferreira (CDU)
Maria Teresa Gaspar (PS)
Maria do Rosário Martins (CDU)
Carla Silvério (PS)
Carmen da Silva (MIC)
Pedro Lopes Pereira (PS)
Rogério Palácio (CDU)
Filipa Ferreira (PS)
Ana Varino (CDU)
Carlos Alberto Dias (PS)
Luís Rodrigues (PS)
JUNTAS DE FREGUESIA
José Rita (PS) – Junta de Freguesia de Constância
Ana Luísa Manique (PS) – Junta de Freguesia de Montalvo
José Manuel Ricardo (PS) – Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada