Neste sábado, 29 de março acontecerá um eclipse solar parcial. Ou seja, a Lua vai tapar uma parte do sol. De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Geográfico Nacional, o evento começará às 9:48 e alcançará o seu ponto máximo às 10:40.
O eclipse poderá ser visto no noroeste de África, na Europa (incluindo todo o território português), no norte da Rússia e na Gronelândia.
No entanto, para a nossa latitude não ultrapassará os 30%, o que significa que ficará visível mais de metade do "disco" do Sol.
Às 9:15 o Centro Ciência Viva de Constância abre as portas a pessoas interessadas em acompanhar o eclipse parcial do Sol, que começará pelas 09:40.
Na informação disponibilizada o CCV indica que “a Lua inicia o seu percurso sobre o disco solar, que mostrará como que uma pequena dentada, a princípio, até que, às 10:40, ela será o maior possível. Para a nossa latitude não ultrapassará os 30%, o que significa que ficará visível mais de metade do "disco" do Sol.
Depois do máximo do eclipse, a Lua continuará o seu trajeto, diminuindo a porção de Sol eclipsado, até que, às 11:36, veremos todo o disco solar, como se nada tivesse acontecido.”
O Centro de Ciência Viva de Constância está de portas abertas e permitirá aos interessados acompanhar o fenómeno, observando-o com óculos especiais ou telescópios com filtros apropriados.