A organização não-governamental Transparência Internacional Portugal lançou hoje uma campanha 'online' de angariação de fundos ('crowdfunding') para criar um Observatório de Monitorização das Promessas Eleitorais até final do ano.
“Este observatório tem como objetivo principal acompanhar e analisar as iniciativas dos partidos políticos e do Governo, no combate à corrupção, à luz das promessas eleitorais constantes nos programas dos partidos políticos com assento parlamentar”, referem os promotores.
O projeto Observatório de Monitorização das Promessas Eleitorais para o Combate à Corrupção foi iniciado através de um levantamento das promessas feitas pelos partidos nas últimas legislativas.
A criação do observatório “exige mais recursos financeiros e o apoio da sociedade civil” e o objetivo da Transparência Internacional é angariar um valor mínimo de 6.000 euros, que será utilizado para a concretização da iniciativa.
O observatório irá “analisar as propostas de combate à corrupção dos partidos políticos e do Governo”, comparar os resultados com as medidas da Agenda Anticorrupção anunciada pelo executivo e "criar um plano de ação ajustado a uma dinâmica interpelativa de monitorização e acompanhamento das discussões que serão mantidas entre o governo, os partidos e a sociedade civil”.
O observatório pretende ainda “interpelar os partidos políticos relativamente às iniciativas e passos concretos que pretendem dar no cumprimento das respetivas promessas eleitorais” e “criar um portal ‘online’ para registo e monitorização das medidas anticorrupção”, referem os promotores do projeto.
Os apoios para a criação podem ser feitos no ‘site’ https://ppl.pt/causas/transparencia e a recolha dos fundos será feita até ao final do mês de setembro.
Lusa