O Secretariado Distrital do Partido Socialista foi eleito na passada sexta-feira, 20 de abril, durante a primeira reunião da nova Comissão Política da Federação. Está assim fechado o ciclo de constituição dos órgãos distritais, após o processo eleitoral federativo que reconduziu António Gameiro na liderança do PS Santarém.
Integram o novo Secretariado elementos de diferentes áreas profissionais e de diferentes gerações. O presidente da Federação explicou que pretende desta forma “ter uma equipa o mais abrangente possível e verdadeiramente representativa, capaz de reforçar a ligação do Partido Socialista à sociedade”. Por isso mesmo, acrescentou o líder federativo, “é igualmente importante ter uma representação territorial equilibrada, permitindo ao PS estar em permanente ligação com um distrito de enorme dimensão, como é o nosso”.
A nova equipa é constituída por Pedro Ribeiro (Almeirim), Joaquim Rosa do Céu (Alpiarça), Vasco Casimiro (Cartaxo), Joel Marques (Chamusca), Fátima Galhardo (Coruche), Ricardo Antunes (Entroncamento), José Fernando Martins (Mação), Vítor Santos (Ourém - JS), Ana Sofia Farinha (Santarém), Manuel Afonso (Santarém), Anabela Estanqueiro (Tomar), Sara Costa (Tomar), José Trincão Marques (Torres Novas), Maria da Luz Lopes (Torres Novas) e Marina Honório (Vila Nova Da Barquinha).
Do Secretariado da Federação, liderado pelo próprio presidente da Federação, fazem igualmente parte, por inerência, a líder do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas, a recém-eleita Mara Lagriminha (Coruche) e o presidente da JS Santarém, Francisco Dinis (Torres Novas). António Gameiro mantém como adjunto do presidente Nuno Antão (Salvaterra de Magos) e como coordenador do Gabinete de Estudos o deputado Hugo Costa (Tomar).
Dando cumprimento à moção “Reforçar Santarém – com todos e para todos!”, onde assume o compromisso de aproximar mais a estrutura do partido à sociedade civil, António Gameiro criou um conjunto de departamentos temáticos liderados por especialistas em cada uma das áreas: Mário Balsa lidera a área da Educação (Entroncamento); Nuno Ferreira (Tomar) fica com a área do Turismo e Emprego; José Alho (Ourém) é responsável pelas áreas do Trabalho, Solidariedade, Ambiente e Poder Local; Nuno Russo (Santarém) tem a temática da Agricultura e Florestas; Sónia Sanfona (Alpiarça) assume a liderança da temática da Saúde; Rui Hipólito (Chamusca) lidera a área das Infraestruturas e Desenvolvimento Económico e La Salette Marques (Santarém) é responsável pela área da Comunicação.
Finalmente, foi também eleita a mesa da Comissão Política, que terá como oresidente Maria do Céu Albuquerque. Carlos Amaro (Entroncamento) e Cláudia Moreira (Chamusca) serão os secretários.
Para este mandato, os objetivos estratégicos estão definidos: vencer as Europeias e as Legislativas. O presidente da Federação deixou claro que “o Partido tem de estar concentrado e unido em torno destes objetivos, nunca perdendo de vista que está ao serviço desta região e da sua população”.
Por isso mesmo, voltou a lembrar que “o Desenvolvimento Sustentável está no topo da agenda federativa do PS, a par da necessidade de promover crescimento económico que gere emprego e riqueza, mas esses objetivos só serão possíveis se houver uma forte aposta nas pessoas”. “E isso só se consegue”, prosseguiu António Gameiro, “se conseguirmos melhorias significativas no domínio da Saúde, da Educação, das Políticas Sociais, da Gestão do Território e das Infraestruturas, questões que para o PS Distrital carecem ainda de um forte investimento”.
“Esse é um trabalho de articulação que estamos a fazer em permanência através dos nossos deputados e que vamos agora intensificar ao longo deste mandato”, rematou o Presidente.
O Secretariado tem já marcada sua primeira reunião de trabalho para o próximo dia 30.