Antena Livre
Deseja receber notificações?

VN da Barquinha: Candidatos eleitos tomaram posse

16/10/2017 às 00:00
Novo executivo - foto de Pérsio Basso

Realizou-se este domingo, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, a cerimónia de tomada de posse dos cidadãos eleitos para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha.

A cerimónia contou com uma sala cheia e foi conduzida por Rui Picciochi que desempenhou, ao longo de 39 anos, as funções de Presidente da Assembleia Municipal.

Fernando Freire, reeleito presidente da Câmara Municipal, usou da palavra começando por referir que “na democracia todos são importantes em qualquer processo eleitoral. Caberá ao povo, soberano, escolher. Quem é candidato deve respeitar os seus adversários”.

“Os mandatos não podem ser olhados com reserva mental, porque eles são naturais e são ciclos de mudança. Temos honra no nosso passado, e também confiança no futuro”, aludiu.

De seguida, o autarca felicitou os eleitos e agradeceu a todos aqueles que deram o seu contributo na política municipal barquinhense, mas que já não continuam a exercer cargos de soberania.

Fernando Freire, ao lado de Rui Picciochi, tomou posse na qualidade de presidente da Câmara para um segundo mandato

Na cerimónia, Fernando Freire fez referência ao seu programa eleitoral, dando conta que o mesmo assenta em vários pilares que têm “o compromisso de criar infraestruturas, afirmar sustentabilidade dos recursos e do território, reforçar a mobilidade na rede urbana, a capacitação institucional, o fortalecimento da coesão social e territorial, a competitividade, a internacionalização da economia regional e o desenvolvimento do potencial humano”.

O autarca lembrou que no concelho de VN da Barquinha existem “vários estabelecimentos de turismo em espaço rural, com 120 camas no total, segundo os últimos dados do Turismo do Centro. Estes novos dados revelam uma potencial de oferta de alojamento em espaço monumental e natural com notável proeminência para os rios Zêzere e Tejo. Revelam, ainda, a capacidade do turismo temático (percursos pedestres, canoagem, BTT, etc.) que percorre as freguesias da Praia do Ribatejo, Tancos, Barquinha e Atalaia. Devemos, pois, continuar a apostar no turismo", salientou.

O presidente também falou do tema da Educação, lembrando a aposta contínua na temática “Barquinha é Ciência e Arte” e na Reabilitação Urbana como “um dos eixos prioritários de desenvolvimento para o Município, com a sensibilização dos proprietários para o seu dever de conservação dos imóveis e com a realização de levantamentos das construções degradadas”.

Por último, Fernando Freire disse que o executivo que lidera vai procurar “dinamizar o tecido económico pelo que dentro em breve surgirão novidades no parque empresarial".

"As empresas são criadoras de riqueza e de emprego têm que ser acarinhadas. O município não deve criar obstáculos ao investimento, antes pelo contrário, deve facilitar e apoiar, dentro do quadro legal vigente”, aludiu.

“Devemos criar pontes de diálogo; Devemos ter humildade para ouvir os outros; Devemos não ter vergonha de intervir na sociedade; Devemos ter uma postura ética; Devemos, em tempo, tomar as decisões necessárias ao bem comum”, finalizou o autarca barquinhense.

A sala encheu para a tomada de posse dos novos eleitos

Candidatos eleitos à Câmara Municipal de VN da Barquinha:

Fernando Freire

Rui Constantino Martins

Marina Honório

Cláudia Ferreira

Manuel Mourato

Candidatos eleitos à Assembleia Municipal de VN da Barquinha:

António Augusto Ribeiro

Paulo Constantino

Maria de Fátima Martins

Nuno Gomes

João Gralha

Paula Duarte

José de Sousa

Carla Cardoso

César Cardigos

Eduardo Oliveira

José Esteves

João Ricardo

Ana Pimenta

Vitorino Monteiro

José Salvado

 

 

 

 

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB