O decreto foi assinado pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco na semana passada, dia 10 de agosto, e promove uma série de movimentos de párocos na diocese.
A justificação de D. Antonino Dias aponta a uma “Diocese, cada vez mais carenciada de presbíteros, damos a conhecer algumas mudanças de Agentes da pastoral, agradecendo a quantos colaboraram para que, mesmo assim, isso fosse possível.”
O decreto do Bispo deixa ainda um agradecimento aos párocos que “deixam as responsabilidades eclesiais que exerciam, depois de uma vida totalmente dedicada às comunidades cristãs, com empenho e alegria.”
D. Antonino Dias indica ainda que em setembro irá promover outras nomeações, mas para já decretou uma série de mudanças. Algumas têm implicações no Arciprestado de Abrantes com as mudanças dos padres Carlos Almeida e Manuel Mendonça e a sua substituição pelos padres Silvano Vasconcelos e Miguel Coelho, respetivamente.
Também nos próximos três anos caberá ao jornal “Nova Aliança”, de Abrantes, a responsabilidade pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.
Nestas mudanças o padre Carlos Almeida é dispensado de Pároco das paróquias de Alferrarede, Sardoal, Valhascos e Rio de Moinhos, no Arciprestado de Abrantes e nomeado Pároco ‘in solidum’ com os já párocos ‘in solidum’ P. Ilídio Alberto Ribeiro Mendonça e P. João Avelino, de Alcains, Caféde, Escalos de Baixo, Escalos de Cima, Lardosa, Lousa, Mata, Póvoa de Rio de Moinhos, Tinalhas e Sobral do Campo, ficando como moderador, e sendo também nomeado Diretor do Seminário de São José de Alcains.
Para o seu lugar entra o padre Silvano António Cabral Vasconcelos, dispensado de Pároco das paróquias de Sobreira Formosa, Montes da Senhora e Alvito da Beira, Arciprestado da Sertã.
O padre Manuel Mendonça é dispensado de Pároco das paróquias de Alvega, Bemposta, São Facundo e Vale das Mós, Arciprestado de Abrantes, e nomeado Pároco das paróquias de Sobreira Formosa, Montes da Senhora e Alvito da Beira, Arciprestado da Sertã.
Manuel Mendonça vai ser substituído pelo padre Miguel Coelho que deixa as paróquias de Alcains, Caféde, Escalos de Baixo, Escalos de Cima, Lardosa, Lousa, Mata, Póvoa de Rio de Moinhos, Tinalhas e Sobral do Campo, no Arciprestado de Castelo Branco.
Ainda nestas movimentações o padre António Castanheira é dispensado de diretor do Seminário de São José de Alcains.
D. Antonino Dias decretou ainda que o jornal “Nova Aliança”, de Abrantes, representado pelo padre Pedro Tropa (Diretor) e pela jornalista Sofia Gonçalves, foi nomeado responsável pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, por um período de três anos.