Estão abertas as inscrições para todos os que gostam de cães e queiram ser voluntários nos maiores eventos do mundo de Agility que vão decorrer em Abrantes, em julho.
A organização tem expetativa de que se desloquem a Abrantes cerca de 2.500 cães, com mais de seis mil acompanhantes de 48 países. “São quatro das cinco provas mais importantes que existem a nível mundial e vão ocorrer cá, com o Campeonato Mundial Júnior e Sénior no mesmo fim de semana, depois o Open Europeu, e o Campeonato Mundial de Border Collie, na semana a seguir”, disse em janeiro o presidente do Clube Cinófilo do Alentejo (CCA), entidade organizadora.
A organização está, agora, à procura voluntários, maiores de 15 anos, para as provas do Open Mundial Sénior e Júnior e Open Europeu de Agility que vão decorrer em Abrantes.
O Junior Open Agility World Championship e o Senior Open Agility World Championship acontecem de 10 a 13 de julho; o Agility European Open uma semana depois, de 17 a 20 de julho; e para fechar o evento, no fim de semana de 24 a 27 de julho decorrerá o Border Collie Classic.
Toda a estrutura para acolher este evento mundial será construída na cidade desportiva, sendo que as provas decorrerão no Estádio Municipal de Abrantes.
Os voluntários têm formação gratuita antes do evento, equipamento (T-shirt e boné), alimentação e refrescos e pede-se a execução de tarefas simples. A organização anuncia ainda que todos os que tenham um cão poderão usufruir treino de obediência grátis de três meses.
Os campeonatos europeus e mundiais de Agility vão contar com a participação de binómios (dupla homem/cão) de países como Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Chéquia, Suécia e Noruega, entre outros, com Portugal a estar representado por 16 concorrentes.
A cidade inglesa de Birmingham acolheu, o ano passado, entre os dias 1 e 4 de agosto o Open Europeu. Na altura o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, deslocou-se a Birmingham para receber o testemunho de organização da prova, em Portugal, em 2025.