Presépios de sal, uma pista de gelo e um mercadinho de Natal são as propostas do programa de Natal em Rio Maior, que arranca no sábado e se estende até ao dia 06 de janeiro.
A edição 2024 do “Natal em Rio Maior”, no distrito de Santarém, volta a ter como destaque a aldeia Marinhas de Sal e os seus “41 presépios, dos mais variados tamanhos”, divulgou a autarquia.
“Esta, sendo a principal, é apenas uma das muitas atrações das comemorações de Natal”, afirma o presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias (coligação PSD/CDS), citado num comunicado.
Na nota, o município lembra que as Salinas de Rio Maior são as únicas salinas interiores em pleno funcionamento em toda a Europa e que atraem “todos os anos milhares de pessoas para apreciar os Presépios de Sal, peças feitas por artesãos e comerciantes locais que usam esta matéria-prima ali produzida para criar obras únicas no país”.
A partir de sábado, e até ao dia 05 de janeiro, os Presépios de Sal poderão ser vistos nas várias lojas da aldeia de Marinhas do Sal, bem como em alguns locais nas proximidades, com destaque para os grandes presépios, construídos com várias toneladas de sal: um da Câmara Municipal de Rio Maior, um da Cooperativa dos Produtores de Sal e outro da Loja do Sal.
O programa “Natal em Rio Maior” conta com um conjunto de atividades que arrancam na cidade, ao final da tarde de sábado, com fogo-de-artifício, as atuações do St. Dominics Gospel Choir e da Bandinha de Natal e vários personagens de Natal, segundo a câmara.
Até ao dia 06 de janeiro de 2025, o Jardim de Municipal de Rio Maior concentrará grande parte dos equipamentos de diversão, entre os quais a Tenda de Natal, com uma pista de gelo, insufláveis, rampa de boias e um mercadinho de Natal com bancas ligadas ao artesanato local e carrosséis.
O Pai Natal contará com duas casas, uma na Praça do Comércio, na cidade de Rio Maior, e outra na aldeia de Marinhas do Sal, sendo a ligação entre os dois pontos feita pelo tradicional Comboio de Natal.
O comboio circulará entre a cidade e as salinas, com paragens no Parque Rio, “onde está a maior árvore de Natal da cidade, no Jardim Municipal, e junto à Praça da República, onde se encontra o Túnel de Natal”, de acordo com a nota da câmara.
A iniciativa conta ainda com o Labirinto do Vale Encantado, onde os visitantes poderão circular num espaço alusivo a uma aldeia de gnomos.
Em 2024, a Câmara de Rio Maior volta também a apostar na iniciativa “Circulando o Natal”, que levará a peça infantil “Natal às Avessas” a 13 espaços de espetáculos de todas as freguesias do concelho.
O programa inclui ainda o concurso “Rota de Natal”, em que a população é desafiada a decorar as casas e espaços comerciais, sendo premiadas as cinco decorações natalícias mais criativas. Os vencedores serão conhecidos entre 26 e 30 de dezembro.
Contactada pela agência Lusa a autarquia não divulgou o investimento realizado no programa natalício.
Lusa