Devido à situação epidemiológica do Coronavírus – COVID-19 que assola o país, a CIM do Médio Tejo e os seus municípios associados decidiram, no Conselho Intermunicipal, suspender o programa Caminhos da Água, que estava previsto a decorrer nos dias 9 a 12, 16 a 19 e de 23 a 26 de julho de 2020.
Também, o Caminhos do Ferro, previsto em abril, já tinha sido suspenso devido ao COVID-19 e à situação de emergência sanitária que se viveu e que ainda permanece no país.
No que diz respeito ao Caminhos da Pedra, que habitualmente decorre em outubro, ficará também suspenso até novas indicações e orientações de âmbito nacional sobre este tipo de eventos.
Considera a CIM do Médio Tejo que o projeto Caminhos do Médio Tejo “é fundamental para o desenvolvimento integrado da região, a vários níveis, nomeadamente, ao nível do enriquecimento cultural e recreativo das comunidades”.
Contudo, também reconhece que o país enfrenta um novo desafio, com a pandemia COVID-19, que requer um conjunto de cuidados e normas a ter em conta de modo a salvaguardar a segurança de todos.
Recorde-se que o Caminhos é um programa cultural em rede que se ramifica em três ciclos anuais, promovendo um conjunto de encontros, nos 13 municípios do Médio Tejo.
No Caminhos os espetáculos são gratuitos e as coordenadas são simples de seguir: em abril percorrem-se os Caminhos do Ferro; em julho mergulha-se nos Caminhos da Água e em outubro esculpem-se os Caminhos da Pedra.
Música, teatro de rua, circo contemporâneo, projetos comunitários relacionados com música e um percurso artístico têm sido as ofertas da programação deste evento, destinado a todas as idades.
O projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.