No próximo sábado, dia 22 de fevereiro, vai ser apresentado o SER - Sistema de Emergência e Resgate das Rotas de Mação.
Integrado nos percursos pedestres - que se encontram em fase de homologação - o SER vai ser apresentando no auditório Elvino Pereira, sessão na qual vai ser feito um breve enquadramento das rotas e dos aspetos ligados à segurança, bem como uma demonstração do modo de funcionamento deste sistema.
Recorde-se que o projeto Rotas de Mação foi oficializado entre a rede de entidades e instituições envolvidas com a assinatura de um protocolo em 11 de outubro de 2019.
Mas a ideia inicial do projeto remonta mais atrás, a maio de 2019, altura na qual o mentor do mesmo, Leonel Mourato, disse que este é um projeto “possível” e “vencedor” mas impôs duas condições: “não haver politiquices” pois há “um bem maior que é o concelho de Mação e isto é um tesouro que nós aqui temos e temos que o preservar”. A segunda condição diz respeito ao facto de estarem envolvidas todas as freguesias do concelho porque “só assim faz sentido, se todos participarem”.
O responsável dá agora conta de que plano foi já integrado na Rede Nacional (fase piloto) de percursos pedestres nacional pela Federação Campismo e Montanhismo de Portugal.
Neste evento a acontecer dia 22 de fevereiro, e que é aberto à comunidade, vão estar presentes a GNR e os Bombeiros Voluntários de Mação (Membros Fundadores ROTAS DE MAÇÃO), assim como de elementos da Proteção Civil Municipal (CM-Mação) e Juntas de Freguesia/União das Freguesias.
Consulte abaixo o programa do evento:
17.00 h - Breve enquadramento ROTAS/Segurança
17.15 h - Apresentação Sistema SER
17.45 h - Breve apresentação APP ROTAS DE MAÇÃO MOBILE (RM MOBILE)
18.00 h - Demonstração prática modo funcionamento Balizas de Socorro Vs APP RM MOBILE
18.15 h - Esclarecimentos
18.30 h - Fim dos trabalhos
Partilhar nas redes sociais: