Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o Instituto, os 18 distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’ até às 11:00 de sábado devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
O ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul, em especial no interior e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no interior da região Sul que poderão ser de neve até ao início da manhã.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas, formação de geada, em especial nas regiões do interior, pequena descida da temperatura mínima e pequena subida da máxima na região Sul.
Segundo o Instituto, na origem da descida das temperaturas em Portugal continental está uma massa de ar continental mais fria e seca.
Lusa