Antena Livre
Deseja receber notificações?

Portagens: Utentes da A23 e A25 cancelam protesto em Lisboa após Governo agendar reunião

20/02/2023 às 16:05

A Plataforma P’la Reposição das Scut A23 e A25 cancelou hoje a realização da Embaixada da Beira Interior a Lisboa prevista para sábado, depois de receber uma convocatória do Governo para uma reunião na sexta-feira.

“A Plataforma, dando mais uma oportunidade ao diálogo a que nunca faltou, decidiu suspender a realização da Embaixada da Beira Interior a Lisboa, que teria lugar no dia 25, podendo vir a reagendá-la para nova data”, disse Luís Garra, da Plataforma P’la Reposição das SCUT na A23 e A25.

Esta decisão foi anunciada no final de uma reunião dos membros da plataforma realizada hoje na Covilhã, distrito de Castelo Branco, após o Ministério das Infraestruturas ter agendado um encontro para sexta-feira, às 16:00.

A Plataforma P’la Reposição das Scut A23 e A25 tinha, recentemente, acusado o Governo de não cumprir compromissos públicos assumidos face a uma tomada de posição relativamente às portagens no interior e à marcação de nova reunião.

Recordaram ainda que “houve uma única reunião, realizada ‘online’, no dia 27 de janeiro e, na sequência da reunião, a Plataforma procedeu ao envio de um documento de reflexão sobre a implementação do processo de reposição das SCUT na A23, A24 e A25, tendo o Governo ficado de marcar nova reunião no prazo de 48 horas, o que não aconteceu”.

Entretanto, no mesmo dia em que acusaram o Governo de incumprimento dos compromissos assumidos, receberam um email do gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas a convocá-los para uma reunião em Lisboa.

“A Plataforma assinala que a convocação desta reunião vem confirmar que, depois da reunião de 27 de janeiro, não houve qualquer negociação, sendo de assinalar que só depois da nossa tomada de posição esta reunião foi agendada”, sublinham.

Neste âmbito, decidiu participar na reunião proposta pelo Ministério das Infraestruturas, na expectativa de que o ministro da tutela, João Galamba, “detenha as condições políticas para o Governo concretizar o nosso objetivo de reposição das SCUT na A23, A24 e A25”.

A plataforma esclarece ainda que, na reunião com o Ministério das Infraestruturas, irá manter a sua posição de princípio que passa pela reposição das SCUT na A23, A24 e A25 no mais curto espaço de tempo.

“Será a resposta a esta posição que determinará a decisão de haver ou não haver reagendamento da Embaixada”, sustentam.

Decidiram também convocar uma reunião do seu conselho geral para o dia 27 de fevereiro, pelas 17:00, na Covilhã, onde vai dar a conhecer os resultados da reunião com o Governo, na sexta-feira, para definir o que fazer nos tempos imediatos.

A Plataforma P'la Reposição das Scut nas autoestradas A23 e A25 integra sete entidades dos distritos de Castelo Branco e da Guarda – a Associação Empresarial da Beira Baixa, a União de Sindicatos de Castelo Branco, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A23, o Movimento de Empresários pela Subsistência pelo Interior, a Associação Empresarial da Região da Guarda, a Comissão de Utentes da A25 e a União de Sindicatos da Guarda.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB