A testagem em massa no concelho de Constância, mais propriamente na aldeia de Santa Margarida, está a cargo do serviço de Patologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Esta é uma operação que começou esta quarta-feira e que se prolonga quinta e sexta-feira, na Portela e Malpique, respetivamente.
O serviço de Patologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai realizar as colheitas e testagem das amostras, prevendo-se a realização de mais de 1000 testes à Covid-19, durante estes três dias.
Para a concretização desta operação de testes foram acionadas três linhas de colheitas, duas em regime de Drive Thru (com as pessoas a serem testadas nos seus veículos), e uma linha de testagem para quem se desloque a pé.
O Serviço de Patologia Clínica do CHMT deslocou uma equipa de 5 profissionais, técnicos e assistentes operacionais, que, logo na primeira manhã, foi reforçada com mais um elemento, dada a grande adesão da população ao local da colheita. Até às 13 horas desta quarta-feira foram realizadas perto de 300 colheitas, num arranque muito expressivo desta operação.
As colheitas são posteriormente enviadas para o laboratório do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo que fará o seu processamento por biológica molecular pela técnica de RT-PCR, método de referência para a deteção do SARS-CoV-2, assim como a identificação das variantes do vírus. Os resultados serão transmitidos à Autoridade de Saúde Local a partir do final da tarde de 21 de julho.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo, está, como tem estado desde o início da pandemia, com o seu Serviço de Patologia Clínica, a colaborar na realização de colheitas e testes à Covid-19, deslocando-se a vários concelhos da área de abrangência do Médio Tejo, colocando os seus recursos técnicos e profissionais ao serviço da população.