O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) integra o grupo de entidades hospitalares que estão na linha da frente da desmaterialização clínica. Trata-se do projeto SNS sem papel que pretende reduzir e eliminar o uso de papel em diferentes serviços de apoio à prestação de cuidados clínicos.
Segundo o CHMT, “o SNS sem papel vai permitir desmaterializar, simplificar e integrar procedimentos numa perspetiva de modernização dos serviços, potenciando a criação de soluções mais satisfatórias e adequadas à resolução de problemas, tendo como foco a melhoria da prestação de serviços aos cidadãos”.
Assim, no âmbito do programa SNS sem papel, foi constituída a Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC) que irá coordenar os trabalhos para que o CHMT atinga os objetivos de desmaterialização definidos pela SPMS, enquanto entidade coordenadora do programa nacional.
Num primeiro encontro foi apresentado de modo mais completo o projeto SNS sem papel e foram apontadas as necessidades e possibilidades dos diferentes serviços, para que cada um se posicione para melhor desenvolver a desmaterialização, assim se reduzindo ou mesmo eliminando o uso do papel, pode ler-se na informação do CHMT.
O projeto SNS sem papel é transversal a todos os serviços do Centro Hospitalar do Médio Tejo.