A Câmara Municipal de Abrantes confirmou esta manhã a existência de casos de Covid-19 na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas do Pego, no concelho de Abrantes. Em comunicado, a Autarquia confirma que, até ao momento, 31 idosos testaram positivo e dois inconclusivos, que irão repetir o teste. Também quatro funcionárias testaram positivo e duas com teste inconclusivo.
A Instituição tem 65 utentes e 71 funcionários que estão a ser testados.
De salientar que os doentes infetados estão já isolados dos restantes utentes.
Já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com os infetados, encontrando-se todas elas em quarentena.
Após reunião de emergência, a Comissão Restrita da Comissão Municipal de Proteção Civil está a acompanhar de perto a situação e a desenvolver todas as medidas necessárias de acordo com a Direção-Geral de Saúde.
A desinfeção do espaço irá ser realizada no decorrer a partir das 16 horas de hoje.
O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos apela à tranquilidade de todos e solicita a cada cidadão que adote comportamentos preventivos face à atual situação.
À Antena Livre, em direto no noticiário das 12 horas, Manuel Jorge Valamatos adiantou que os casos positivos estão todos assintomáticos, incluindo os que estavam internados no Hospital que, segundo o autarca, irão ainda hoje regressar à instituição.
A Antena Livre já tinha avançado esta manhã que dos 120 testes efetuados na segunda-feira, cujos resultados foram conhecidos ontem, a somar aos casos já registados nos últimos dois dias, serão 37 casos positivos. O número fez soar os alarmes das instituições. Com um surto desta dimensão de imediato a saúde pública e proteção civil entraram em campo para definir as estratégias a seguir por forma a conter o surto e, paralelamente, avançar com os planos para colocar os casos positivos em isolamento.
As medidas ainda não são conhecidas, deverão ser conhecidas durante esta quarta-feira, mas a Antena Livre está em condições de avançar que esta é uma das situações que está a preocupar as autoridades locais e regionais.
Maria dos Anjos Esperança confirmou o surto e diz que ontem aconteceram uma série de reuniões entre diversas instituições no sentido de operacionalizar as medidas que têm de ser tomadas. De acordo com a Delegada de Saúde Pública os utentes que testaram positivos vão ficar numa ala, isolados dos que testaram negativo.
Ainda de acordo com Maria dos Anjos Esperança, hoje o dia vai ser de muitos contactos no sentido de fazer as listas de todos os contactos das pessoas que ficaram infetadas.
A situação do Centro Social do Pego começou no fim de semana com uma funcionária a testar positivo e a ficar em confinamento em casa. Após este primeiro caso a decisão foi fazer testes a todo o universo do Lar do Centro Social do Pego, utentes e funcionários. Os cerca de 120 testes foram feitos durante todo o dia de segunda-feira.
Notícia relacionada: https://www.antenalivre.pt/covid-19/pego-surto-de-covid-no-centro-social-com-37-casos-positivos-em-atualizacao