A atividade assistencial nas três unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) deu um importante passo no reforço da humanização dos cuidados de saúde. Desde o dia 1 de setembro que os acompanhantes dos doentes admitidos nas urgências, passaram a ter conhecimento das atualizações do estado de saúde do seu familiar, desde o momento da sua admissão na unidade hospitalar, até à sua saída, após alta médica.
A informação a prestar aos acompanhantes dos doentes, ou a outra pessoa significativa que o utente indique, no momento da sua admissão, será enviada por mensagem escrita (SMS) para o número de telemóvel deixado aquando a admissão.
Nesta fase inicial da implementação desta solução tecnológica automatizada, as informações enviadas, são de caráter administrativo e estarão relacionadas com a admissão no Serviço de Urgência do doente, e do seu encaminhamento para os serviços subsequentes.
De acordo com o Centro Hospitalar progressivamente este serviço será alargado, através da instalação de uma aplicação, em que os utentes poderão ter acesso a outras funcionalidades, como por exemplo, a obtenção de senha para consulta externa sem necessidade de utilizar o quiosque, ou de ser informado da data de uma consulta.
Nesta fase, as mensagens a enviar contêm informação relativa a cada um dos seguintes momentos no atendimento: Admissão na urgência; Doente em Triagem; Atendimento médico; Realização de exames;e Alta médica.
A humanização da saúde é uma missão e responsabilidade de todos os profissionais de saúde do CHMT. O CHMT passa assim a fazer uso da tecnologia para melhorar a qualidade das relações interpessoais entre a instituição e os acompanhantes dos doentes, oferecendo assim um atendimento mais humanizado, digno e solidário.