O Município de Mação associa-se, pelo nono ano, ao Rastreio do Cancro da Mama, que se realiza entre 24 de fevereiro e 12 de março no concelho maçaense.
Esta é uma iniciativa do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro destinada a mulheres com idades entre os 50 e os 69 anos.
Trata-se de uma atividade preventiva do cancro da mama cientificamente reconhecida e que consiste na realização de uma mamografia de 2 em 2 anos. Uma ação que tem permitido o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial e, consequentemente, curáveis ou controláveis.
Informa a autarquia maçaense que o rastreio é efetuado numa Unidade Móvel, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
Todas as munícipes com a idade do grupo alvo serão convocadas por carta da LPCC, à semelhança dos outros anos.
A Unidade Móvel estará no concelho de Mação nas seguintes datas e locais:
- De 24 a 27 de fevereiro: junto à antiga Escola de Envendos – para utentes das Freguesias de Envendos e de Carvoeiro;
- De 28 de fevereiro a 2 de março: junto à Extensão de Saúde de Cardigos – para utentes das Freguesias de Cardigos e de Amêndoa;
- De 3 a 12 de março: junto ao Centro de Saúde de Mação para utentes de Aboboreira, Mação, Penhascoso e Ortiga.
Refira-se que esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Mação que, para além das questões logísticas e de transporte da Unidade Móvel, assegurará o transporte das senhoras das Freguesias de Aboboreira e Penhascoso para a Unidade Móvel instalada em Mação.
Conta ainda com o apoio das Juntas de Freguesia de Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos e Ortiga. Ao nível dos transportes, a Junta de Freguesia de Amêndoa assegurará o transporte das senhoras para a Unidade Móvel, em Cardigos; a Junta de Freguesia de Carvoeiro assegurará o transporte das senhoras para a Unidade Móvel, em Envendos, e a Junta de Freguesia de Ortiga assegurará o transporte das senhoras para a Unidade Móvel, em Mação.