O Centro Social do Pego tem um surto de COVID-19 com 37 casos positivos, entre utentes e funcionários da instituição.
Ao que a Antena Livre conseguiu saber dos 120 testes efetuados na segunda-feira, cujos resultados foram conhecidos ontem, a somar aos casos já registados nos últimos dois dias, serão 37 casos positivos. O número fez soar os alarmes das instituições. Com um surto desta dimensão de imediato a saúde pública e proteção civil entraram em campo para definir as estratégias a seguir por forma a conter o surto e, paralelamente, avançar com os planos para colocar os casos positivos em isolamento.
As medidas ainda não são conhecidas, deverão ser conhecidas durante esta quarta-feira, mas a Antena Livre está em condições de avançar que esta é uma das situações que está a preocupar as autoridades locais e regionais.
Neste momento não há ainda a informação filtrada sobre o número de utentes ou de funcionários que contraíram o SARS-Cov-2.
Será natural que nos próximos dias disparem o número de vigilâncias ativas no concelho de Abrantes decorrentes dos familiares e contactos diretos das pessoas que testaram positivo.
Maria dos Anjos Esperança confirma o surto e diz que ontem aconteceram uma série de reuniões entre diversas instituições no sentido de operacionalizar as medidas que têm de ser tomadas. De acordo com a Delegada de Saúde Pública os utentes que testaram positivos vão ficar numa ala isolados dos que testaram negativo.
Ainda de acordo com Maria dos Anjos Esperança hoje o dia vai ser de muitos contactos no sentido de fazer as listas de todos os contactos das pessoas que ficaram infetadas.
Maria dos Anjos Esperança
A situação do Centro Social do Pego começou no fim de semana com uma funcionária a testar positivo e a ficar em confinamento em casa. Após este primeiro caso a decisão foi fazer testes a todo o universo do Lar do Centro Social do Pego, utentes e funcionários. Os cerca de 120 testes foram feitos durante todo o dia de segunda-feira.
A Antena Livre sabe, no entanto, que na segunda-feira à tarde dois utentes da instituição deram entrada no Hospital de Abrantes, ambos testaram positivo aos SARS-Cov-2.
Ao longo de toda a manhã e tarde de terça-feira aguardaram-se os resultados dos testes feitos no dia anterior. Apesar de não ter sido divulgada informação sobre os mesmos a Antena Livre sabe de fonte ligada ao processo que quando os resultados começaram a ser conhecidos as preocupações dos responsáveis foram imediatas, tanto mais que a meio da tarde aconteceram reuniões que envolveram a instituição, a delegada de saúde e, mais ao final do dia, foi alargada a outras instituições, como autarquias e Proteção Civil Municipal.
Nesta manhã deverá haver uma posição oficial e publica sobre este surto que, naturalmente, está a preocupar a população, até porque importa saber as medidas a tomar no sentido de conter uma eventual escalada no número de casos positivos.
(EM ATUALIZAÇÃO)