Miguel Borges, presidente da CM de Sardoal, anunciou ontem, na reunião de Câmara, que o posto de saúde de Alcaravela vai voltar a abrir portas por decisão do ACES Médio Tejo.
O presidente começou por afirmar que “há muitos anos” que Sardoal não tinha “uma situação tão estável como aquela que apresenta neste momento. Temos três médicos no nosso centro de saúde o que nos permite ir um pouco mais longe”.
“Temos realizado algumas reuniões, não só com o Dr. Novais Tavares (coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Abrantes, Sardoal e Constância), como com a Dr.ª Sofia Theriaga (diretora executiva do ACES do Médio Tejo) e aquilo que foi decidido é que vai ser reaberto o posto de saúde de Alcaravela”, garantiu Miguel Borges.
Reunião de Câmara de ontem
O autarca explicou que para a concretização da abertura do posto de saúde, são necessárias cerca de 700 inscrições e que agora cabe à população voltar a inscrever-se naquela extensão.
“No fim-de-semana passado já reunimos com a população, pois para que o posto reabra são necessárias 700 inscrições. O que nós queremos é que os alcaravelenses se inscrevam, pois estão inscritos no centro de saúde de Sardoal ou noutros centros de saúde eventualmente”, salientou o presidente.
“Devem transferir a sua inscrição para ver se conseguimos atingir esses número - aproximadamente 700 utentes - para que realmente o posto de saúde possa reabrir não só com o médico, mas também com o serviço de enfermagem e administrativo”, acrescentou.
Por último, Miguel Borges avançou que numa fase inicial, o posto de saúde vai reabrir duas manhãs por semana.