Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Tribunal de Contas concede visto favorável e obras na Urgência começam este mês (C/ Áudio)

7/03/2024 às 14:44

O Tribunal de Contas (TdC) concedeu visto prévio favorável à empreitada de requalificação e ampliação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Abrantes, após os esclarecimentos enviados pela Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo). Estão assim reunidas todas as condições para se dar início à obra, o que deverá ocorrer até ao final do mês.

A intervenção de requalificação e ampliação da Urgência do Hospital de Abrantes da ULS Médio Tejo visa reorganizar o espaço existente, dotá-lo de melhores condições de funcionamento, através da sua ampliação e modernização. As novas instalações da Urgência vão permitir “prestar um melhor serviço aos cidadãos, mas igualmente para dotar os profissionais de melhores condições de trabalho”.

Os trabalhos de requalificação e ampliação da Urgência do Hospital de Abrantes estão orçados em 3,6 milhões de euros (IVA incluído) e vão decorrer de forma faseada durante o próximo ano e meio – ou seja, até ao final do terceiro trimestre de 2025. Envolvem uma área de intervenção de mais de 1.200 metros quadrados.

A primeira fase dos trabalhos vai decorrer exclusivamente no local onde estava localizada a antiga Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Abrantes. Esta área encontrava-se presentemente desativada.

É objetivo da ULS Médio Tejo executar a empreitada de forma faseada, mantendo o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica em pleno funcionamento “e com o mínimo constrangimento possível durante todo o processo”. Tal visa não comprometer a prestação de cuidados urgentes aos 11 concelhos servidos e, também, aos concelhos limítrofes, no âmbito da assistência em rede que caracteriza o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Neste momento, o serviço de urgência da Unidade encontra-se com limitações estruturais face ao número de população servida. Em alturas de grande afluência, o espaço torna-se insuficiente, interferindo na capacidade de resposta da instituição, dos seus profissionais de saúde e no conforto e bem-estar oferecido aos utentes.

A concretização deste tão esperado projeto “vai permitir o exercício de uma medicina mais segura, moderna e diferenciada pelas equipas de profissionais de saúde da ULS Médio Tejo aos seus utentes. A Urgência de Abrantes ficará assim dotada de meios e instalações mais modernos e que potenciem a sua atratividade e competitividade na missão atribuída ao SNS”, afirma a ULS em comunicado.

Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo

Sobre a ULS Médio Tejo

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) iniciou atividade a 1 de janeiro de 2024. A criação da Instituição inseriu-se no âmbito de uma reestruturação do modelo organizativo de prestação e cuidados no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, visando mais e melhores cuidados e uma relação mais próxima com a comunidade.

A ULS Médio Tejo é constituída pelo Hospital Dr. Manoel Constâncio – Abrantes; Hospital Nossa Senhora da Graça - Tomar e Hospital Rainha Santa Isabel - Torres Novas; por 35 Unidades Funcionais de Cuidados de Saúde Primários.

A ULS Médio Tejo dá resposta direta a cerca de 169.274 utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB