Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Médio Tejo: 1.º Ciclo de «Caminhos» entra na reta final com propostas culturais

20/05/2025 às 15:06
Coro dos Comuns

O programa CAMINHOS, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios, aproxima-se da reta final do seu primeiro ciclo de 2025. Com uma programação cultural em rede que tem percorrido os 11 municípios da região, o CAMINHOS regressa na segunda quinzena de maio com os últimos espetáculos deste percurso, mantendo o compromisso de acesso livre à cultura, participação cidadã e valorização do território através da criação artística.

Desde o seu arranque em abril, o CAMINHOS passou já por Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. Através da música, do teatro, da performance, do novo circo e da experimentação artística, o programa consolidou-se como um dos projetos culturais mais abrangentes e inclusivos da região Centro. O entusiasmo e a adesão do público, que preencheu salas e ocupou praças, comprovam o impacto positivo desta iniciativa junto das comunidades e visitantes.

A reta final deste ciclo traz ainda cinco propostas culturais de acesso livre

No dia 24 de maio, o Cineteatro de Constância recebe, pelas 21h00, o Coro dos Comuns, um projeto que convida pessoas de todas as idades a cantar em coletivo. Nascido da premissa de que “cantar é para todos os de vontade”, este coro junta crianças, jovens e seniores em torno da memória cantada, numa real-feitoria de canções populares, reinventadas por uma equipa de músicos-pedagogos.

Nesse mesmo dia, às 16h00, o Largo dos Combatentes, em Mação, acolhe “Sómente”, do Teatro Só, espetáculo poético de teatro de rua que reflete sobre a solidão na velhice. Sem texto falado, aposta numa linguagem visual e emocional, com forte impacto cénico no espaço público, abordando de forma sensível o envelhecimento e o tempo que passa.

A 28 de maio, o Cineteatro S. Pedro de Alcanena apresenta, às 21h00, “Vida por Turnos”, peça de teatro documental baseada em testemunhos reais de trabalhadores por turnos. Com encenação de Mafalda Pereira, a peça explora o quotidiano de quem trabalha de madrugada ou à noite, e as implicações desse ritmo na vida familiar e social, através de três atos que representam os diferentes períodos do dia: manhã, tarde e noite.

Vida por Turnos

O encerramento da programação está marcado para o dia 31 de maio, com dois momentos distintos. No Cineteatro Paraíso, em Tomar, pelas 17h00, sobe ao palco “Um Submarino em Marte”, um espetáculo multidisciplinar que questiona o impacto do turismo de massas e o futuro ambiental do planeta.

No Entroncamento, o Coro dos Comuns encerra esta edição com uma nova apresentação pública, às 22h00, no Cineteatro S. João. Uma celebração final da cultura em rede e da voz coletiva de um território em movimento.

Mais do que um conjunto de espetáculos, o CAMINHOS “é um catalisador de envolvimento e partilha, promovendo uma política cultural de proximidade, descentralizada e integradora, onde a cultura se encontra com as pessoas e os lugares”.

O programa completo e condições de acesso estão disponíveis em caminhos.mediotejo.pt.

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=8HNk8pj6rG0

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X