Já entrou em Mouriscas, saindo da A23 em direção ao centro? Viu umas oliveiras com iluminação de Natal? Então fique a saber que se trata de uma iniciativa do projeto “Apadrinha uma Oliveira” que pretende trazer esperança e vida aos olivais abandonados. Esta esperança é materializada com a iluminação de algumas oliveiras junto à entrada freguesia.
A ação serve de alerta para a preservação destas árvores, uma vez que a falta de substituição geracional faz com que sejam, gradualmente, abandonadas e negligenciadas. Insto afeta a paisagem cultural e natural da região e, naturalmente a fileira, que sempre foi muito rica nesta região.
Ao todo, o projeto conta já com mais de uma centena de padrinhos em Portugal, Espanha, Bélgica, Brasil e EUA, mas pretende alcançar as 10 mil oliveiras recuperadas.
“A iluminação destas oliveiras é um gesto simbólico. É uma forma de mostrar que a esperança e o compromisso com o renascimento da nossa terra podem brilhar até nos momentos mais difíceis. Queremos honrar as memórias e a história, preservar o património natural e cultural e, com isso, criar novas oportunidades para a nossa comunidade”, afirma João Rijo, diretor executivo do projeto “Apadrinha uma Oliveira” em Portugal.
Em nota divulgada pelo projeto, este Natal, foi lançado mais um desafio: trazer de novo luz às 100 oliveiras abandonadas do casal Eminência e Eduardo Grácio, cuja história de vida está profundamente ligada a estas árvores. A falta de substituição das gerações encarregues da manutenção das oliveiras, leva ao abandono das mesmas. A Apadrinha uma Oliveira está, desta forma, à procura de padrinhos e madrinhas que nos ajudem a devolver a esperança a Eminência e Eduardo Grácio e em troca vivam uma experiência única.
O projeto já criou seis postos de trabalho e ajudou mais de 24 proprietários que, como este casal, viam o seu olival morrer lentamente.
Apadrinhar uma oliveira no Natal? Uma ação que dá direito a um ou dois litros de azeite
Ao todo, o apadrinhaumaoliveira.org conta já com o apoio de 116 padrinhos. Por 35€ ou 60€ anuais, qualquer padrinho pode batizar a sua oliveira, descarregar um certificado de apadrinhamento e, no ano seguinte, como agradecimento, recebe um ou dois litros de azeite, dependendo do tipo de apadrinhamento.
Quem apoiar a recuperação destas árvores pode também visitá-las sempre que quiser ou integrar as visitas de grupo que acontecem várias vezes por ano.
Em Portugal, o projeto contou, numa fase inicial, com a parceria da Endesa, para recuperar milhares oliveiras, promovendo a sustentabilidade, a inovação e o impacto positivo nas comunidades locais. Já em Espanha, cerca de oito mil padrinhos ajudaram, até ao momento, a recuperar 25 mil oliveiras e a criar 43 postos de trabalho.
Galeria de Imagens