Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Colocadas 400 armadilhas para combater a vespa asiática

24/04/2025 às 12:54

Com a primavera a despontar finalmente, os municípios já deram início à colocação de armadilhas para as vespas asiáticas. Em Mação, já foram colocadas mais de uma centena sendo que estão previstas 400 armadilhas por todo o concelho.

A questão surgiu por parte do vereador socialista na Câmara de Mação. Nuno Barreta quis saber como estava o andamento da colocação de armadilhas para as vespas asiáticas pois “quanto mais armadilhas tivermos mais vespas asiáticas serão capturadas e menos ninhos teremos no verão”. Apelou à Proteção Civil para “intensificar os trabalhos” agora que já há bom tempo e “as temperaturas estão a subir”. Nuno Barreta pediu ainda que haja, “pelo menos”, uma armadilha por aldeia o que perfaz um número de 120 armadilhas. O vereador socialista falou mesmo na necessidade de “centenas ou milhares” de armadilhas que deveriam ser colocadas.

 

Nuno Barreta, vereador do PS

A presidente da Câmara de Mação respondeu que “a última vez que falámos sobre as vespas asiáticas [no mês de março] estavam colocadas 30 armadilhas e na última semana [já em abril] foram colocadas mais 100”.

Margarida Lopes explicou depois ao Jornal de Abrantes que este trabalho “foi iniciado em março, como habitualmente, é no início da primavera. As condições climatéricas não permitiram dar continuidade a esse trabalho mas agora retomou-se serão colocadas as restantes armadilhas por todo o concelho, estando previstas 400 armadilhas para combater a vespa asiática”.

Este trabalho “tem dado frutos” sendo que “já apareceram algumas vespas nas armadilhas e isso é um fator para ficarmos ainda mais atentos. A Proteção Civil tem feito esse trabalho de proximidade, que também requer a fiscalização das armadilhas e havendo necessidade de se colocar mais, obviamente que tudo será avaliado no sentido de que as coisas corram com normalidade e que não haja nenhum problema nem muitos ninhos”.

“Se houver ninhos, cá estaremos a trabalhar para que sejam eliminados”, disse Margarida Lopes.

Ainda na reunião do Executivo de dia 23 de abril, a presidente da Câmara de Mação deu conta de que, já este ano, “foi detetado e eliminado um ninho primário”.

Referindo-se à quantidade de armadilhas a colocar no concelho, Nuno Barreta disse depois que “400 armadilhas dá menos de quatro por aldeia” o que considerou ser “pouco”. Perante estes cálculos, a autarca garantiu que “estaremos sempre em cima do assunto para resolvermos o máximo possível e o que consigamos”, visto a Proteção Civil já ter intensificado esse trabalho.

Serão 400 as armadilhas para as vespas asiáticas no concelho de Mação. O Município já tem mais de uma centena espalhadas pelo território e este ano já foi eliminado um ninho primário e já apareceram “umas quantas” vespas asiáticas nas armadilhas.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2025
Jornal de Abrantes - abril 2025
PUB