No próximo domingo 25 de maio, a aldeia de São Facundo volta a encher-se de ritmos e alegria com o II Encontro de Bombos e Música Popular de São Facundo.
A edição deste ano vai contar com quatro grupos de bombos e um grupo de música tradicional. Atuarão os Arrebimbá Fundo, “o grupo da nossa casa”, e também os TorresBombos (Torres Vedras), BOT'aRufar (Torres Novas), Tomba Lobos (Redondo) e o Grupo de Cantares de Vila Chã de Ourique (Cartaxo).
A festa começa logo de manhã com uma arruada pela aldeia com todos os grupos, a partir das 10h30. De tarde, haverá as atuações de todos os grupos participantes, por volta das 15h30.
Apenas salientar que, ao contrário do ano passado, o evento não se realizará no Polidesportivo de São Facundo, mas sim no Campo de Jogos de São Facundo, logo ao lado do edifício sede da Casa do Povo.
"Depois de termos organizado a primeira edição em 2024, percebemos que este evento foi uma ótima iniciativa não só para a nossa associação, mas principalmente para trazer muita alegria à população da nossa aldeia. É também uma forma do nosso grupo Arrebimbá Fundo conseguir partilhar experiências com outros grupos de bombos de vários pontos do país e criar-se assim um bom dia em que todos estamos ligados pela música. Ajuda-nos também a promover o trabalho que os nossos músicos vão trabalhando ao longo do ano, atrair novos membros para se juntarem aos 'Arrebimbá', mas também a mostrar na nossa terra a forma como outros grupos de outras zonas geográficas fazem música através da percussão”, explica a Associação em nota de imprensa.
Este é também um evento apoiado pelo Município de Abrantes, através da medida Evento do FinAbrantes.
A organização espera “que seja um dia bonito para toda a população de São Facundo mas também que consigamos atrair pessoas de fora para este dia cheio de cultura”.
Como o evento se realiza em dia de final da Taça de Portugal, “iremos também passar o jogo da final da Taça de Portugal, para continuarmos esta boa tarde de diversão”.
O presidente da Direção da Casa do Povo de São Facundo, Francisco Alves, deixa ainda o convite “a toda a gente” para “vir assistir a este tipo de evento que raramente se encontra na nossa zona de Abrantes em que se juntam vários grupos de bombos para tocarem várias modas”.