Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Autárquicas: João Pedro Céu propõe-se fazer o «que faz falta ao progresso do concelho» de Constância (C/ Áudio)

29/04/2025 às 16:37

João Pedro Céu, 60 anos, professor, é o cabeça-de-lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara de Constância nas eleições autárquicas deste ano.

A apresentação oficial do candidato teve lugar durante o Almoço Comemorativo dos 51 anos do 25 de abril, na Quinta Dona Maria, em Montalvo.

O primeiro a tomar a palavra foi Valter Ferreira, candidato da CDU pelo distrito de Santarém nas eleições legislativas de 18 de Maio. Defendeu que “o que a vida cada vez mais mostra, é que não basta mudar de governo, é mesmo preciso derrotar uma política que, independentemente de quem a realize, não serve e não pode continuar”.

“É negativa pelo que fez e pelo que ambiciona fazer”, disse o candidato da CDU.

Falou depois João Pedro Céu, que começou por dizer aos presentes que “serei o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Constância nas próximas eleições autárquicas”.

Disse ter aceitado “este desafio porque considero reunir as competências para o exercício de um cargo exigente, fruto da minha experiência ao longo do meu percurso de vida, reconhecida por um coletivo que acredita ser possível fazer mais e melhor”. O candidato comunista propõe-se “em conjunto”, desenvolver “um trabalho proativo, criativo, dinâmico e com a determinação necessária para reivindicarmos, junto do poder central, aquilo que faz falta ao progresso do concelho. Desenvolveremos uma atitude de proximidade com os munícipes, através de um diálogo permanente, com honestidade e trabalho. Seremos capazes de projetar o futuro, preparando o caminho para aproveitar os fundos comunitários no sentido de dar respostas concretas na construção de habitação pública, requalificação de escolas, ampliação da oferta da rede de creches e pré-escolar, infraestruturação do sistema de abastecimento de água e recolha e tratamento de esgotos, de acordo com as novas exigências”.

João Pedro Céu não fugiu ao tema da travessia sobre o Tejo e prometeu ser “voz ativa na necessidade emergente de construção da nova travessia do Tejo, ligando a margem norte à margem sul, acabando com um estrangulamento estrutural que impede o crescimento do nosso concelho”.

A ampliação da Zona Industrial também foi assunto abordado pelo candidato que disse querer criar “condições efetivas para a fixação de empresas potenciadoras de emprego”. Definiu uma intervenção no domínio da educação, “alicerçada na identificação das necessidades da comunidade educativa, garantindo a autonomia da gestão escolar” e defendeu “uma política cultural e desportiva que dê visibilidade ao concelho, através da descentralização da oferta pelas freguesias, dirigida a diferentes públicos e estratos etários. Neste sentido”, disse, “promoveremos a renovação e requalificação das infraestruturas culturais e desportivas existentes em todo o território”.

Nesta primeira intervenção enquanto candidato à Câmara Municipal, João Pedro Céu falou ainda de “uma política de apoio ao turismo, de forma a garantir aos diferentes agentes o acolhimento necessário, convidando-os a investir no concelho criando riqueza e gerando emprego”.

Pela valorização das associações e coletividades e instituições de solidariedade social, assumiu pretender promover “um diálogo constante e procurando soluções para os problemas que colocam em causa o seu funcionamento”. Para tal, garantiu, “seremos parceiros das IPSS, encontrando soluções relativamente à oferta dirigida à população idosa, criando condições para a ampliação da oferta de lares e centros de dia no concelho”.

Residente no concelho de Constância há dois anos, João Pedro Céu afirmou que “ao longo dos dois últimos meses, percorri o concelho, promovendo um contacto porta a porta, apresentando-me e identificando os principais constrangimentos ao seu desenvolvimento”. Disse ter encontrado “junto de todos, uma recetividade que me dá força para enfrentar este desafio”.

  

Durante o convívio no dia 25 de abril, as Canções de Abril foram interpretadas por Mário Cardoso.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2025
Jornal de Abrantes - abril 2025
PUB